Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade universitária celebra os 60 anos da UFPA
Início do conteúdo da página

Comunidade universitária celebra os 60 anos da UFPA

  • Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h36

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 14

Uma noite para se emocionar ao som da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, do Coro da 9ª Sinfonia e do Coro Universitário da UFPA ( CORUNÍ). Assim foi a celebração dos 60 anos da maior Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil, realizada no último dia 2 de julho, no Theatro da Paz, mesmo local  em que, em 31 de janeiro de 1959, a UFPA foi instalada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em cerimônia especial presidida pelo primeiro reitor, Mario Braga Henriques.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 12O reitor Emmanuel Zagury Tourinho, acompanhado do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, e gestores da UFPA receberam docentes, técnicas e técnicos, discentes e convidados para a cerimônia. Compareceram o pró-reitor de Relações Internacionais, Horacio Schneider; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Simões Angélica; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Júnior; a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza Duarte Pinheiro de Miranda; o prefeito multicampi, Eliomar Azevedo do Carmo; a procuradora geral da UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo; o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), Fernando Arthur Freitas Neves; os coordenadores dos campi e os diretores dos Institutos e dos Núcleos da UFPA.

As administrações anteriores da UFPA estiveram representadas pelo ex-reitor José Seixas Lourenço; ex-reitor e deputado federal Nilson Pinto de Oliveira; ex-reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy; Reynaldo Andrade da Silveira, filho do ex-reitor José Rodrigues da Silveira Netto; Sonia Malcher e Clóvis Cunha da Gama Malcher, filhos do ex-reitor Clóvis Cunha da Gama Malcher; Dayse Coelho de Souza e  Roberta Coelho de Souza, nora e neta do ex-reitor Daniel Queima Coelho de Souza. 

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 6Também compareceram ao Theatro da Paz lideranças políticas, representantes de outras instituições da capital paraense  e representantes de coletivos da UFPA: o senador Paulo Rocha; o deputado federal Edmilson Rodrigues; Clay Anderson Nunes Chagas, vice-reitor da Universidade do Estado do Pará; Sergio Mendes Filho, vice-reitor do CESUPA; Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, vice-reitora da Universidade da Amazônia; Artur Valente Teixeira, vice-presidente do Grêmio Literário Português; Valéria Marques, diretora da Faculdade de Música da UFPA e diretora adjunta da ADUFPA; Maria do Socorro da Costa Coelho, presidente da PROIFES/UFPA; Gabriela Esther Nascimento dos Santos e Ingrid Tainá Pedrosa da Silva, diretoras do DCE/UFPA; representantes da Associação de Alunos Quilombolas, da Associação de Alunos Indígenas e da Associação de Alunos Estrangeiros.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 16Dos recentes aos mais antigos integrantes da família UFPA, a comemoração de aniversário reacendeu o orgulho de fazer parte da história da Instituição. “Eu sinto um orgulho muito grande desta Universidade que eu ajudei a construir e a implantar, de modo que, para mim, é um momento muito significativo, porque eu vejo realizado um sonho, não só meu mas também de um grupo de pessoas”, disse o professor Alcyr Meira, ex-vice-reitor da UFPA e autor do projeto do Campus Universitário do Guamá.

O técnico-administrativo Carlos Max Andrade compõe o quadro de servidores da Universidade há nove anos e fala do sentimento que nutre pela Instituição. “Eu me sinto muito feliz de participar deste momento inusitado e histórico. Os pilares da Universidade foram lançados aqui, neste teatro, e é bom reviver isso sessenta anos depois. Eu tenho muito orgulho de participar desta Universidade e espero poder estar aqui nas próximas décadas dando também a minha contribuição para elevar esta instituição tão importante para o nosso Estado e para a Amazônia", disse.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 8A programação no Theatro da Paz foi aberta com a apresentação de um breve histórico da Universidade, relembrando os momentos que marcaram os seus 60 anos e os gestores que estiveram à frente da Instituição. O reitor Emmanuel Tourinho, que acompanhou algumas transformações ocorridas ao longo dos anos na Universidade e também fez parte delas, destacou a importância que a Instituição tem hoje, não só para o Estado mas também para toda a Região Amazônica.

“A UFPA é uma conquista de toda a sociedade paraense e representa uma capacidade enorme de formar recursos humanos, de produzir conhecimento sobre a nossa realidade e de desenvolver soluções para os problemas regionais. Ela é hoje absolutamente indispensável para o processo de desenvolvimento da Amazônia, é um patrimônio de todos. De algum modo, todos vêm contribuindo para a sua consolidação e para a excelência do trabalho que ela realiza”, destacou.

Para o vice-reitor Gilmar Silva, o processo de expansão para o interior do Pará foi o grande marco de mudanças na Instituição. “Eu fico muito feliz em poder acompanhar o quanto a Universidade avançou. Ela em si já é um grande símbolo de transformação para o nosso Estado. Mas, nesses últimos 25 anos, o que eu destaco é o projeto de interiorização, que representa uma conquista extraordinária para o povo paraense”.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 24A homenagem à UFPA - Antes de dar início ao concerto, a OSAP executou a trilha sonora “UFPA 60 anos”, de autoria do professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires, pianista e vice-diretor da Escola de Música da UFPA. A trilha foi especialmente composta para o vídeo que narra a concepção da marca UFPA 60 anos.

A Nona Sinfonia de Beethoven foi a composição escolhida pela OSAP, sob a regência do professor Miguel Campos Neto, para homenagear os 60 anos da Universidade. O concerto teve, ainda, a participação de quatro cantores solistas, egressos da Escola de Música da UFPA, do Coro da 9ª Sinfonia, formado especialmente para o Ciclo Beethoven, da OSAP, em 2016, e regido pelo professor Agostinho Fonseca, e do Coro Universitário da UFPA, CORUNÍ, formado por técnicos e alunos de diversos cursos da Universidade, sob a regência da professora Cristina Mami Owtake.

Para a professora Jane Beltrão, que integra o corpo docente da UFPA há 36 anos, é um momento de celebrar não só a expansão da Universidade, mas também o que ela tem de melhor.“Eu sempre participo de todas as comemorações da UFPA porque nós fazemos parte dela e é uma felicidade ver todos os colegas, ver os alunos, ver as pessoas admirando aquilo que nós temos de melhor, no caso, hoje, foi a apresentação da Orquestra e dos Coros”.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 21Como tantos jovens presentes no teatro, o aluno de Engenharia Elétrica Jean Batista não escondeu o entusiasmo em participar das comemorações. “Fazer parte da UFPA, pra mim, é um orgulho. Eu vim de escola pública e, hoje, poder estar aqui e conhecer ainda mais como foi construída a história dessa Universidade é gratificante. Pra mim, esta foi uma noite duplamente especial, porque é a primeira vez que venho ao Theatro da Paz e assisti a um concerto belíssimo”.

O evento foi uma realização da Reitoria da UFPA, com a participação da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

As transformações ao longo dos 60 anos - O projeto de interiorização foi um dos grandes marcos da Universidade Federal do Pará. De Belém para o interior, hoje, a UFPA está presente em 74 municípios paraenses, com atividades vinculadas a 12 campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

02.07.2017 60 Anos da UFPA Foto Alexandre de Moraes 27A partir da UFPA, também surgiram novas universidades federais, por desmembramento de seus campi em Macapá (Unifap), Santarém (Ufopa) e Marabá (Unifesspa), além de ter contribuído com a formação da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Estiveram à frente da Universidade Federal do Pará, nesses sessenta anos, os reitores Mário Braga Henriques (1957-1960), José Rodrigues da Silveira Netto (1960-1969), Aloysio da Costa Chaves (1969-1973), Clóvis Cunha da Gama Malcher (1973-1977), Aracy Amazonas Barreto (1977-1981), Daniel Queima Coelho de Souza (1981-1985), José Seixas Lourenço (1985-1989), Nilson Pinto de Oliveira (1989-1993), Marcos Ximenes Ponte (1993-1997), Cristovam Wanderley Picanço Diniz (1997-2001), Alex Bolonha Fiúza de Mello (2001-2009) e Carlos Edilson de Almeida Maneschy (2009-2016). Desde outubro de 2016, exerce a função de reitor da Universidade Federal do Pará o professor doutor Emmanuel Zagury Tourinho.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página