Página inicial > Ultimas Notícias > Delegação da UFPA participa do 28º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h07

Hilton Silva 746x423

O XXVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) reuniu cerca de 100 participantes entre dirigentes e acadêmicos, de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e também a ilha de Macau, na China). O evento iniciou-se na última segunda-feira, 10 de julho, e terminou nesta quarta-feira, 12, no Centro de Convenções da Universidade de Campianas (Unicamp), em Campinas, SP.

A Associação promove a colaboração multilateral, cooperação e troca de informações entre as IES lusófonas, cujos dirigentes apresentam seus principais avanços institucionais no âmbito da internacionalização e das colaborações acadêmicas e científicas. Este ano, o tema central foi “Confluências de Culturas no Mundo Lusófono: Trocas – Discursos – Transformações - Rotas”.

Edson Judite Hilton e Silvia 373x212A delegação da UFPA foi composta pelo professor doutor Claudio Szlafstein, representando a Prointer; Hilton P. Silva, coordenador da Casa Brasil-África; e Silvia Almeida e Edson Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública.

A delegação da UFPA participou do evento com a apresentação de três trabalhos: A UFPA no circuito de cooperação Sul-Sul: internacionalização, integração regional e políticas institucionais, de autoria dos professores Gilmar Pereira da Silva, Marcelo Galvão-Baptista, Ronaldo Marcos Lima Araujo e Hilton P. Silva (UFPA) e Jacqueline Serra-Freire (UNILAB), e apresentado pelo Coordenador da Casa Brasil-África; Delinquência juvenil na cidade da Praia, Cabo Verde, de autoria dos profs. Silvia Almeida e Edson Ramos, apresentado pela professora Silvia; e Indicadores da violência urbana na cidade da Praia, Cabo Verde: o caso da Zona Norte, de autoria de Edson Ramos, Silvia Almeida, Thays Santos e Isis Souza, apresentado pelo professor Edson Ramos.

Entrega de livros ao Pres da AULP 373x212Durante o Encontro, a delegação da UFPA apresentou ao presidente da Associação, professor Rui Martins, reitor da Universidade de Macau, os livros lançados pelo PPGSP em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV); encontrou o reitor da Unícamp, Marcelo Knobel, e com a reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento; reuniu-se com a delegação de Angola para tratar sobre potenciais cooperações com uma rede de IES públicas e privadas angolanas na construção de programas de pós-graduação conjuntos nos campos da segurança pública, estudos africanos e diaspóricos, direito, saúde, engenharias e formação de professores.

A perspectiva é reforçar cada vez mais as relações da UFPA com os países da CPLP e oportunizar a estudantes e professores africanos e brasileiros intercâmbio acadêmico e realização de pesquisas sobre temas comuns aos países lusófonos.

Texto e fotos: Divulgação