Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão realiza Master Class sobre Som no Cinema Brasileiro

Projeto de Extensão realiza Master Class sobre Som no Cinema Brasileiro

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h45

Som Direto no Cinema Brasileira

O Projeto de Extensão CineClube Silvino Santos, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará , organiza, no dia 17 de julho, um Master Class de Som com o técnico de Som Direto e professor, Márcio Camara. Com entradas gratuitas, o evento busca apresentar aos alunos de Bacharelado em cinema e audiovisual da UFPA profissionais que já atuam em cinema e audiovisual. As inscrições podem ser realizadas na fanpage do evento.

Expressão inglesa, o Master Class nada mais é do que uma aula com um profissional. Durante esse período, Márcio irá dividir com os estudantes a sua experiência e trajetória como técnico de som experiente no cinema brasileiro. Relacionado com o tema da aula, Márcio lançou, recentemente, um livro sobre som direto no cinema brasileiro, resultado de sua tese de mestrado.

Para a professora Jorane Castro, coordenadora do projeto que organiza o evento, a obra de Marcio Camara pode auxiliar bastante os alunos de cinema e audiovisual da Universidade. “Durante a Master Class será apresentado o resultado do mestrado concluído por Márcio sobre o som direto no cinema brasileiro. Inclusive, o livro poderá ser adquirido após a aula”, destaca.

Sobre o ministrante - Realizador Audiovisual, récnico de Som Direto e professor, graduado em Cinema pela San Francisco State University, Marcio Camara é mestre em comunicação, na área de Estudos de Cinema, pela Universidade Federal Fluminense.

Além disso, Márcio já produziu e dirigiu Rua da Escadinha 162, ganhador de 30 prêmios, entre eles o de Melhor Documentário Curta Metragem Brasileiro pela Academia Brasileira de Cinema e; os também premiados Identidades em Trânsito, Torpedo, Saudade de Andrea, Doido pelo Rio, Joaquim Bralhador, Quitéria e Do Outro Lado do Atlântico.

Foi indicado, também, cinco vezes ao prêmio de Melhor Som Direto pela Associação Brasileira de Cinematografia e quatro vezes ao da Academia Brasileira de Cinema pelo som direto de filmes como A Ostra e o VentoLavoura Arcaica; Deus é BrasileiroPeõesAméliaCinema, Aspirinas e UrubusZuzu AngelOs DesafinadosMutumSalve GeralElvis e MadonaEu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios; LaPlaya D.C.;  e Jogos da Paixão.

O Projeto - Vinculado à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, o CineClube Silvino Santos é um Projeto de Extensão, que organiza regularmente mostras de filmes, durante o ano. Um exemplo disso é a Mostra Diretoras, que ocorre em toda segunda quarta-feira do mês na Casa da Linguagem. No segundo semestre, o projeto apresenta outra mostra em parceria com o Sesc Boulevard.

Master Class Som Direto no Cinema Brasileiro, com Márcio Camara
Local: Laboratório de Projeção da FAV