Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampiartes leva música, teatro, dança, figurino e fotografia até Bragança

Multicampiartes leva música, teatro, dança, figurino e fotografia até Bragança

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 15h00

Multicampiartes1746x423

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou, na última semana, os eventos Multicampiartes e Caravana Cultural, na Praça das Bandeiras, em Bragança. O projeto contou com oficinas de música, teatro, dança, figurino e fotografia. O Multicampiartes, além de gerar interação da população com vários tipos de arte, visa à integração dos campi da Universidade.

Multicampiartes2

O evento contou com a presença do coordenador Campus de Bragança, professor Sebastião Júnior; e de coordenadores de outros campi. O reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho; o diretor da Dacel, professor Miguel Santa Brígida; os pró-reitores de Ensino de Graduação, professor doutor Edmar Costa, e de Extensão, professor doutor Nelson Souza, também estiveram presentes. Participaram, ainda, o prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, e o vice, Mário Júnior, uma vez que a Prefeitura de Bragança e a Secretaria de Cultura Turismo e Desporto do Município deram apoio ao evento.

Multicampiartes3Programação - As oficinas, com média de 20 participantes, foram subdivididas em Canto Popular; Teatro de Rua; Dança de Rua e Cultura Popular; ministradas, respectivamente, pelos professores Dayse Almeida, Mailson Soares, Karina Castro, Marco Alcântara e o fotógrafo Rodrigo Correia.  A Caravana cultural contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música UFPA. Além disso, a programação também homenageou o pesquisador e professor da UFPA, Horacio Schneider, que foi ex-coordenador do Campus de Bragança e tem o Título de Cidadão Bragantino.

Além da interação - Segundo o diretor da Dacel, professor Miguel Santa Brígida, a importância do projeto vai além da interação entre os campi e do acesso à arte. Para ele, o importante é “ter dimensão da produção e da formação artística por meio da Pró-reitoria de Extensão; assim como do cultivo, da intensidade e da importância da cultura extensionista, no sentido amplo.”

Multicampiartes4Objetivo - Para o diretor, o evento visa “a circulação de espetáculos produzidos pela Universidade, na Escola de Teatro e Dança e na Escola de Música pelos interiores, por meio da caravana cultural.” Além disso, segundo ele, as oficinas e a caravana cultural privilegiam espaços abertos e públicos, que garantem o acesso da população. “Temos essa preocupação de sempre ter um acesso bem democrático para o público, e tem sido muito interessante, que tem um retorno muito grande, tanto nas cidades quanto para a própria Universidade.”

Outros Multicampiartes - Além de Bragança, o Multicampiartes já foi realizado em outros interiores, como Cametá. “Em Cametá, fizemos um cortejo cultural, com participação das quadrilhas juninas, dos grupos de capoeira, de escolas de samba. Fizemos um cortejo com o encerramento pela cidade, é a Universidade comungando e dividindo com as localidades, com as comunidades, com os saberes tradicionais, com a tradição cultural das cidades”, relata o professor Miguel. De acordo com ele, a ideia “tem sido extremamente vitoriosa e exitosa”, por isso também ocorrerá agosto e setembro - em Castanhal e Altamira, respectivamente - e em Portel e Soure, no mês de novembro.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Multicampiartes