Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras lança edital de mobilidade acadêmica

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras lança edital de mobilidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 15h31

gcubcg2

Está aberto o prazo de candidatura para a edição 2018 do programa BE_a_DOC Brazil-Europe Doctoral and Research, promovido pelo Coimbra Group (CG) e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O programa auxilia pesquisadores e professores a participarem programas de doutoramento sanduíche, além de promover períodos de investigação em universidades das duas redes.

Os selecionados deverão realizar as atividades previstas em seu plano de trabalho, além de  cumprir todas as exigências e formalidades acadêmicas. A data de início dos cursos de doutorado e períodos de investigação levará em consideração o calendário de cada universidade de destino.

Candidatura - Para se inscrever no programa, o candidato deve ser cidadão ou residente permanente de um dos países membros das universidades vinculadas ao CG e não ser funcionário do CG ou do GCUB. Além disso, os candidatos devem financiar todos os gastos extras que não estejam devidamente previstos no edital.

No caso de doutoramento sanduíche, os candidatos brasileiros devem candidatar-se a até três diferentes instituições de ensino europeias de três países diferentes. Os doutorandos, também, devem comprovar ter cumprido todas exigências, no mínimo, do primeiro ano de estudos na instituição de origem.

Seleção de propostas - O processo de avaliação dos candidatos é dividido em três fases, todas eliminatórias. O candidato poderá ser eliminado em qualquer uma das fases caso não cumpra algum dos quesitos disponíveis no edital.

O CG e o GCUB divulgarão os resultados na plataforma do Programa e entrarão em contato com os candidatos selecionados para informá-los da universidade, do programa de estudos para o qual foram aceites e/ou equipes de investigação ao qual estarão vinculados. A data dos resultados está prevista para o mês de maio de 2018.

CG e CGUB - O CG é uma associação europeia de universidades fundada em 1985 que se assume como abrangente, multidisciplinar, com alto padrão internacional de pesquisa e comprometida com a criação especial de laços académicos e culturais, a fim de promover, em benefício dos seus membros, internacionalização, colaboração acadêmica, excelência em ensino e pesquisa e serviço à sociedade.

Por sua vez, o GCUB é uma associação de dirigentes de universidades brasileiras (federais, estaduais e comunitárias/confessionais), constituída em 2008. Sua missão é promover a internacionalização das universidades associadas, por meio de programas de cooperação internacional desenvolvidos em parceria com suas contrapartes estrangeiras.

Para mais informações, consulte aqui

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google