Página inicial > Ultimas Notícias > Conferência discute escravidão negra no Brasil

Conferência discute escravidão negra no Brasil

• Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 15h00

conferencia portal2 1

O Grupo de Pesquisa e Estudo Escravidão Negra e Abolicionismo na Amazônia promove a Conferência intitulada “Escravidão Negra no Brasil”, nos dias 03 e 04 de agosto de 2017, no Auditório do Instituto de Educação e Matemática Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará. O evento é aberto ao público.

Convidado -  A Conferência vai receber como palestrante o professor Robert W. Slenes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor do livro Na senzala, uma Flor.

Pesquisas - Os estudos do professor Roberto Slenes defendem que os senhores de terras incentivavam casamentos entre escravos como forma de controle de possíveis revoltas. A visão do professor reconhece que os escravos detinham alguma forma de poder de barganha na relação com os senhores. O senhor era obrigado a ceder e aceitar as famílias como parte de uma política de acordos com os negros.

Identidades- O pesquisador afirma  que os núcleos familiares, no entanto, tornavam-se lugares de formação de identidades e saberes contrários aos interesses dos senhores. Para o professor Robert Slenes, as famílias escravas são compreendidas como condição de sustentação do Escravismo no Brasil.

Palestras- No decorre da Conferência, o professor da Unicamp vai ministrar várias palestras relacionadas ao tema geral.

Conferência “Escravidão Negra no Brasil”
Data: 03 e 04 de agosto de 2017
Local: Auditório do Instituto de Educação e Matemática Científica (IEMCI) da UFPA
Acesse aqui a programação.
O evento é aberto ao público.

Texto e Arte: Divulgação