Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade promove debate sobre os avanços em oceanografia humana

Faculdade promove debate sobre os avanços em oceanografia humana

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 15h17

20638760 1932451353675758 4096864840197413186 n

A Faculdade de Oceanografia promove, nesta sexta-feira, 11 de agosto, o 1º Seminário de Impactos Ambientais em Sistemas Costeiros, com o tema “Avanços em Oceanografia Humana: O Socioambientalismo nas Ciências do Mar”. O evento ocorre, a partir das 8h30, no auditório do Instituto de Geociências da UFPA.  Por ser um evento aberto, não é  necessário inscrição.

Pesquisadores das áreas clássicas da Oceanografia negam as humanidades na ciência oceanográfica. No entanto o diálogo com as Ciências Humanas existe desde os primórdios da Oceanografia Moderna, o que a torna humana na medida em que é biológica, física, química ou geológica. A economia integra os modelos bioeconômicos, base do manejo moderno da pesca aplicado em várias partes do globo. A Antropologia Evolucionista em sua vertente Spencerista constrói dantescas representações sobre as gentes do mar; e o gerenciamento costeiro propõe um repertório teórico-metodológico que instrumentaliza grandes empresas, ONGs e agências governamentais em detrimento de movimentos sociais.

A partir da virada para o século 21, pesquisadores têm trabalhado com conflitos socioambientais fundando um campo de disputa na Oceanografia Humana oposto ao das áreas clássicas: a Oceanografia Socioambiental. O objetivo deste evento é divulgar essa área nascente, suas bases teórico-metodológicas e linhas de pesquisa e extensão.

Para adquirir certificado de participação, é necessário curtir a página Oceanografia Socioambiental no Facebook, confirmar participação no evento e preencher seus dados no formulário. Certificado digital com carga horária de 8h.

Programação - A abertura do seminário ocorre às 8h30. Em seguida, às 9h, o doutor Gustavo Moura discute sobre o “Histórico Mundial e Nacional da Oceanografia - O papel da disciplina na geração de conhecimento e prática de atividades humanas em ambientes marinhos”. Às 10h, o tema “Ética e humanização no desenvolvimento de uma Oceanografia acadêmica e na prática profissional” será abordado pelo mestre Edmir Amanajás. A manhã de evento encerra-se com o Grupo de Trabalho “Pensando ações locais em Oceanografia Humana”, às 11h.

Após a pausa para almoço, o evento irá promover, às 14h, a mesa Interfaces da Oceanografia Humana. Será abordado o “Socioambientalismo nas Ciências do Mar" pelo doutor Gustavo Moura; a "Interdisciplinaridade na pesquisa oceanográfica", pelo doutor Eduardo Martinelli; e a "Oceanografia Humana no ensino de Oceanografia", pela doutora Sury Monteiro.

A segunda mesa, com início às 16h, debate as Aplicações Socioambientais na Pesquisa Oceanográfica. Serão discutidos os temas "Comunidades tradicionais e o enfoque Etno-oceanográfico na pesquisa em Zona Costeira" pelo mestre Rafael Diaz; e os "Conflitos em Zona Costeira, desafios para o Gerenciamento Costeiro”, pelo mestre Edmir Amanajás. A mesa será seguida pelo Grupo de Trabalho: Criação do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerenciamento Costeiro (GEPGERCO); e às 18h30, será realizado o encerramento do evento.

Serviços:
1º Seminário de Impactos Ambientais em Sistemas Costeiros