Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas “Direito Penal e Democracia” seleciona trabalhos para VI Seminário
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos e Pesquisas “Direito Penal e Democracia” seleciona trabalhos para VI Seminário

  • Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 18h23

Direito Penal2

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Direito Penal e Democracia” realiza, nos dias 26 e 27 de outubro, o VI Seminário Direito Penal e Democracia – Polícia para Quem Precisa: Desafios para a Segurança Pública. O evento, que ocorrerá na Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, está com seleção aberta para trabalhos, até o dia 22.

A inscrição para submissão de artigos científicos para o seminário é realizada exclusivamente por meio do envio do trabalho por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A apresentação de trabalhos no seminário depende de prévia submissão e aprovação das propostas, bem como de inscrição confirmada no evento. Os textos completos devem ser enviados para um dos quatro eixos temáticos do evento.

O primeiro eixo, “Estado, Política Criminal e Segurança Pública”, tem como objetivo refletir sobre as formas de intervenção do Estado na formulação e implantação das políticas criminais brasileiras em sua relação com a segurança pública no Brasil e na particularidade do Pará, na Região Amazônica.

O segundo eixo, “Teoria do Direito Penal”, tem como objetivo viabilizar uma rediscussão da dogmática penal, mostrando que o modelo positivista, tradicionalmente utilizado, baseado na crença da lei ordinária e no estudo de manuais e textos produzidos com base no senso comum teórico, precisa ser superado por outro que seja baseado na interpretação da Constituição da República Federativa do Brasil e na análise crítica e interdisciplinar.

“Violência, Cidadania e Direitos Humanos” é o terceiro eixo, que se volta para a análise das conflitualidades sociais. Tem como objetivo analisar os impactos da violência sobre os indivíduos e a participação dos sujeitos no processo penal.

O quarto eixo temático, “Criminologias e Subjetividades”, objetiva problematizar questões ligadas à construção do sujeito como processo inextrincavelmente relacionado às relações de poder na sociedade, quer  institucionais, quer cotidianas. E também a articulação da produção de saberes na relação entre psicologia, justiça e criminologia. 

Resultado - A lista contendo os Artigos Científicos selecionados para apresentação no seminário será divulgada no dia 13 de outubro, na página do grupo (acesse aqui)  e por meio de correspondência para os endereços virtuais informados pelos autores.  

Mais informações pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira aqui o edital completo. 

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página