Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro Regional faz homenagem aos 90 Anos do escritor Haroldo Maranhão

Encontro Regional faz homenagem aos 90 Anos do escritor Haroldo Maranhão

• Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 10h43

Haroldo Maranhão

O Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN/CNPq) da UFPA, com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), promove, esta semana, nos dias 17 e 18 de agosto, o Encontro Regional 90 Anos de Haroldo Maranhão. O evento celebra o nascimento do literato, jornalista e advogado paraense, que, se estivesse vivo, teria completado 90 anos no último dia 7 de agosto de 2017.

O evento é realizado pelo GEBN, coordenado pela professora Maria de Fátima do Nascimento, e pelo Grupo de Estudos Tradução e Recepção, coordenado pela professora Izabela Leal. Com apoio do ILC, do PPGL e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a programação é composta por conferências, mesas-redondas e comunicações.

O encontro visa reunir estudiosos da obra de Haroldo Maranhão, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais e de outros Estados, bem como o público em geral. Além de celebrar o aniversário de nascimento do ficcionista paraense, objetiva divulgar a produção literária do escritor, que foi um dos consolidadores do Modernismo no Pará, juntamente com Benedito Nunes.

Segundo a organizadora, professora Maria de Fátima do Nascimento, a importância do evento consiste em destacar a importância de Haroldo Maranhão na literatura regional. “O encontro vai divulgar a obra de um dos grandes escritores paraenses, o qual é pouco estudado em nosso estado, mas deixou várias obras de ficção, a exemplo de contos, romances, memórias, crítica literária, que merecem ser estudadas”, acrescenta.

Programação - A conferência de abertura será ministrada pelo professor doutor Rogério Max Canedo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), estudioso da obra haroldiana. O conferencista de encerramento será o jornalista Lúcio Flávio Pinto, reconhecida personalidade da imprensa paraense.

Serão promovidas mesas-redondas com professores da UFPA, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Universidade Estadual do Pará (UEPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Universidade da Amazônia (Unama), todos estudiosos da obra do homenageado, a exemplo dos nomes: professora doutora Marinilce Coelho; professora doutora Lilia Silvestre Chaves; professor doutor Luis Heleno Montoril; professor doutor Paulo Nunes; professora mestre Thaís Pereira Pompeu; professor doutor Ernani Chaves; professora doutora Tânia Sarmento-Pantoja; professor doutor Augusto Sarmento-Pantoja; professora doutora Valéria Augusti; professora doutora Josebel Fares e a professora doutora Maria de Fátima do Nascimento, que é uma das coordenadoras do evento, com as professoras doutoras Marli Tereza Furtado e Izabela Leal.

Serviços:
Encontro Regional 90 Anos de Haroldo Maranhão
Data: Dias 17 e 18 de agosto de 2017
Local: Programação no Auditório Professor Francisco Paulo Mendes, do ILC, e em outras dependências do Campus Universitário do Guamá
Hora: Às 8h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA