Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do eclipse solar

Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do eclipse solar

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 15h21

Astronomia

Os moradores de Belém terão a oportunidade de presenciar um raro evento astronômico, o eclipse solar parcial, que poderá ser visto na capital paraense, na tarde da próxima segunda-feira, 21, a partir das 16h.  O fenômeno poderá ser visualizado na forma de um eclipse total em algumas regiões dos Estados Unidos.

Para acompanhar melhor esse fenômeno em Belém, o Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro) realiza uma sessão de observação do evento no Forte do Castelo, no bairro Cidade Velha. Na ocasião, como informa o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e coordenador geral do Nastro, professor Luís Carlos Crispino, “os interessados poderão observar o eclipse por meio de telescópios específicos para a observação do Sol, além de poderem conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Núcleo.”

Crispino destaca, também, que, além dos telescópios específicos, serão disponibilizados telescópios convencionais devidamente equipados com filtros próprios para a observação do Sol. “É preciso ter muito cuidado para observar um eclipse solar, já que observações inadequadas podem causar danos irreversíveis aos olhos”, destaca o professor. De acordo com Igor Coimbra, coordenador do Projeto de Extensão PIBEX/UFPA, associado ao Nastro, “haverá apoio da Policia Militar para garantir a segurança no local das observações.”

Nastro - O Núcleo de Astronomia da UFPA  é um centro de difusão e popularização de Astronomia na Amazônia. O Núcleo existe há mais de dez anos e atua, também, como um projeto de extensão da Universidade, oferecendo aulas gratuitas de Astronomia e Astronáutica para alunos das escolas de Belém. Atualmente, o Nastro conta com uma equipe de seis professores, um servidor técnico em laboratório e vários discentes da UFPA, incluindo bolsistas da PROEX/UFPA, contemplados pelos editais PIBEX e Eixo Transversal.

Observação do eclipse solar
Data: 21 de agosto de 2017