Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Rádio Web lança webdocumentário em homenagem aos 60 anos da UFPA
Início do conteúdo da página

Rádio Web lança webdocumentário em homenagem aos 60 anos da UFPA

  • Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 18h14

logo webdoc

Para homenagear as seis décadas de fundação da maior instituição de ensino, pesquisa e extensão da Região Norte do País, uma história que começou oficialmente no dia 2 de julho de 1957, a Rádio Web UFPA produziu um webdocumentário experimental, que agrega convergência midiática e acessibilidade, para retratar um pouco da construção e das contribuições da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o desenvolvimento da Amazônia paraense.

Durante três meses, jornalistas e bolsistas do projeto dedicaram-se intensamente à elaboração e execução do webdocumentário, um formato inovador,  multimidiático, que, de forma convergente, agrega textos, vídeos, fotos e áudios, armazenados, sincronizados e disponíveis na internet, para que o usuário possa acessar o conteúdo e interagir com ele. Ao longo desse tempo, foram realizadas mais de 70 entrevistas e depoimentos com alunos, professores e técnicos-administrativos para ajudar a contar a história da UFPA.

Além do formato, a produção do Webdoc trouxe para a equipe da rádio um importante desafio, que é de toda instituição pública: a proposta de garantir uma comunicação inclusiva. Todos os conteúdos do webdocumentário, independentemente do formado da mídia, estarão acessíveis para pessoas com deficiência.

O produto estará disponível a partir do dia 22 de agosto, às 11h, no site da Rádio Web, quando o site especial do Webdoc será lançado em evento no hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio.             

Conteúdo - O Webdocumentário UFPA 60 anos tem seis seções em que o usuário vai poder navegar de diferentes formas pelas memórias acumuladas desde a implantação da UFPA, no ano de 1957, até os dias atuais, com todos os desafios e expectativas da comunidade acadêmica.

Aproveitando a experiência da Rádio Web UFPA na área de radiojornalismo científico, um dos conteúdos disponíveis é o radiodocumentário UFPA 60 anos. O material destaca a história e os avanços do ensino, da pesquisa e da extensão na Amazônia em seis capítulos, com os seguintes temas: “Dos anos dourados aos anos de chumbo, a construção da Universidade na Amazônia”; “Ensino para a inclusão e cidadania na Amazônia”; “A força da pesquisa na Amazônia”; “O diálogo entre a Universidade e a Sociedade na Amazônia”; “A integração dos saberes no interior da Amazônia” e, ainda, “Sonhos para transformar a realidade na Amazônia”.  

Emmanuel Tourinho 1Em outra seção denominada “Memórias UFPA”, são utilizados infográficos para destacar fatos relevantes na linha do tempo e personalidades que prestaram serviços importantes para a Instituição e para a sociedade, por exemplo, reitores, professores eméritos e doutores honoris causa. Além do conteúdo em textos e fotos, nesta seção, o internauta pode conferir entrevistas, em vídeo, com o atual reitor Emmanuel Tourinho, e, ainda, com a professora emérita Violeta Refkalefsky Loureiro, doutora em Sociologia e especialista em temas como Amazônia, desenvolvimento e conflitos, e também com o doutor honoris causa Dom Luís Azcona, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó e um grande defensor dos direitos humanos na região.       

Já a seção “UFPA de todos” traz entrevistas e depoimentos, também em vídeos, de quem fez a ainda faz parte da Universidade. São relatos de professores, estudantes e técnicos-administrativos. Há, ainda, a seção “Sons da UFPA”, que reúne os áudios característicos do cotidiano da Universidade e do Campus do Guamá, como o motor das embarcações que passam diariamente próximo à beira do rio e o latido dos cachorros que habitam e fazem parte da rotina do campus. Além disso, o site do Webdoc será atualizado com reportagens sobre os eventos de comemoração ao aniversário e outras curiosidades da UFPA.

#EuNaUFPA - A Rádio Web preparou um espaço destinado à participação colaborativa dos usuários. A #EuNaUFPA funciona como uma galeria e, inicialmente, é composta por vídeos e fotos de estudantes ligados ao projeto, mas a ideia é que qualquer pessoa possa compartilhar conteúdos, como espaços favoritos ou mensagens a partir das redes sociais, utilizando a hashtag #EuNaUFPA.

Produção e aprendizado – O trabalho de produção do Webdocumentário sobre os 60 anos da UFPA exigiu especial empenho e dedicação da equipe, acostumada a trabalhar, até então, somente com gravação e edição de produtos em áudio. Garantir a acessibilidade do webdocumentário tornou-se também um compromisso e um aprendizado importante para toda a equipe, além de um diferencial ao produto. Para a professora Rosane Steinbrenner, diretora da Faculdade de Comunicação e coordenadora da Rádio Web,  “garantir uma comunicação mais inclusiva e acessível é uma missão de toda instituição pública e um desafio de todos nós, ainda mais em espaços de formação de profissionais da comunicação, como a FACOM”.

Sobre a Rádio Web UFPA - A Rádio Web UFPA entrou no ar oficialmente em maio de 2009, com a proposta de ser um canal de divulgação das atividades científicas e acadêmicas realizadas pela Universidade Federal do Pará. Nesses oito anos no ar, a Rádio mantém uma programação regular voltada à divulgação científica com produções radiofônicas que abordam as mais diversas áreas de atuação da UFPA. O projeto está vinculado à Faculdade de Comunicação e ao Instituto de Letras e Comunicação, sendo executado com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Serviço:
Lançamento do Webdocumentário
Data: 22/08/2017
Local: Hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio
Horário: 11h
Mais informações: Rádio Web UFPA: (91) 3201-8814
Acesse aqui o site da Rádo

Texto, arte e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página