Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento discute perspectivas e soluções para a navegação na Região Norte
Início do conteúdo da página

Evento discute perspectivas e soluções para a navegação na Região Norte

  • Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 15h38

PANFLETO CONAPRA

Dando seguimento ao ciclo de debates iniciado em 2017, o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) realiza, nesta sexta-feira, 25, o Fórum de Discussões Hidroviárias, Portuárias e Logísticas: Perspectivas e Soluções. Mais uma vez, o evento ocorre em parceria com o mundo acadêmico, representado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O seminário será apresentado, no horário das 8h30 às 13h, no Auditório Albano Franco, da Fiepa. As inscrições poderão ser realizadas no próprio local.

Após a abertura, o diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins, vai traçar um panorama da praticagem na Região Norte, onde mais de 200 práticos garantem a segurança e a eficiência da navegação em três zonas de praticagem.

“Alternativas portuárias para o Estado do Pará” será o tema seguinte da palestra do doutor Hito Braga de Moraes, coordenador do Programa de Pós-Graduação  de Engenharia Naval da UFPA. Já o doutor Flávio Acatauassú Nunes, do Movimento Pró-Logística do Pará, vai abordar os entraves e as soluções para a logística de cargas na Amazônia.

O doutor Miguel Fortunato, por sua vez, coordenador da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), explicará como os rios são um facilitador para a logística da região. Por fim, o capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva, comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, apresenta a atuação da Marinha.

Antes do encerramento, haverá, ainda, uma sessão para debates.

Dados - No Brasil, existem, hoje, 22 zonas de praticagem e um total de 416 práticos aptos a conduzir as embarcações nacionais e internacionais na navegação em águas restritas.

Só na Região Norte, existem cerca de 241 práticos, três zonas de praticagem, nove empresas de praticagem e uma equipe de quase 150 profissionais, garantindo a infraestrutura de operação e administrativa necessárias para a segurança e eficácia.

Serviço:
Fórum de Discussões Hidroviárias, Portuárias e Logísticas: Perspectivas e Soluções
Local: Auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
Data: 25 de agosto de 2017
Hora: 8h30 às 13h

Texto: Mara Barcellos – ASCOM/CONAPRA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página