Página inicial > Ultimas Notícias > Casa Brasil África promove palestra sobre desenvolvimento global com estudante guineense

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 15h16

PalestraRelaçõesInternacionais

A Casa Brasil África (CBA), proposta pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico da UFPA, vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/UFPA), promove a Palestra “Relações Internacionais e Desenvolvimento Global”, nesta sexta-feira, 25 de agosto.

Atualmente, coordenada pelo professor doutor Hilton Pereira da Silva, a CBA tem como finalidade promover o intercâmbio científico, técnico e cultural entre UFPA e instituições dos países do continente africano; apoiar e estimular atividades que visem ao desenvolvimento da cooperação mútua Brasil-Continente africano; difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira nos países africanos e as culturas africanas no Brasil; e apoiar os estudantes africanos em suas atividades acadêmicas e culturais na UFPA.

A palestra Relações Internacionais e Desenvolvimento Global terá como palestrante o estudante guineense da Leeds University, no Reino Unido, Péricles Cardoso, que está em visita à UFPA no Projeto Trópico em Movimento, por meio do Programa Erasmus Plus.

CBA - A Casa Brasil-África tem o objetivo de promover a formação profissional para a inclusão da questão racial na educação e as contribuições do direito para as relações raciais dos alunos africanos. Visa implementar a Lei 10.639/03, que respalda a criação de projetos pedagógicos que tornam o currículo escolar mais democrático; contribuir com a formação de jovens capazes de criar, em cooperação com os outros, uma sociedade na qual todos possam viver com dignidade.

Além disso, pretende oferecer elementos para a compreensão da contribuição dos povos africanos na formação do Brasil moderno, promove a divulgação do Estatuto da igualdade racial e sua real aplicação e propicia às comunidades quilombolas um espaço de intercâmbio entre a Universidade, a sociedade civil organizada e suas necessidades.

Serviços:
Palestra Relações Internacionais e Desenvolvimento Global
Data: 25 de agosto de 2017, sexta-feira.
Local: Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA)

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA