Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Artes Visuais promovem exposição de experimentações tridimensionais

Alunos de Artes Visuais promovem exposição de experimentações tridimensionais

• Publicado: Sábado, 26 de Agosto de 2017, 15h47

derivas tridimensionais

Alunos da turma de 2015 do curso Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da UFPA (FAV) promovem, entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, a Exposição “Derivas Tridimensionais”. A exposição corresponde aos trabalhos que são resultados da disciplina Laboratório de ExperimentaçõesmTridimensionais. A mostra pode ser vista na Faculdade de Artes Visuais.

A Exposição “Derivas Tridimensionais” visa à ocupação dos espaços públicos do campus com intervenções artísticas. Segundo o professor da disciplina Laboratório de Experimentações Tridimensionais, Ubiraélcio Malheiros, a mostra tem como objetivo a percepção e o estranhamento da obra no local.

“Sua temática está relacionada à construção da forma tridimensional, a partir de vários meios: instalação, performance, objetos, esculturas. Abrange questões contemporâneas relacionadas à questão do gênero, ao comportamento, a alegorias do cotidiano”, explica o professor.

Aberta ao público em geral, a exposição é direcionada aos observadores que transitam cotidianamente no local em que as obras serão expostas. Entre outras obras apresentadas, estarão: "O Que Guardo em Mim", "Esferas", "Retalhos", "Meu Coração Também é Clitóris", "Órgão Vital", entre outras.

Sinopse - Quais são os limites da tridimensionalidade no mundo visual que temos e no qual vivemos? Esculturas, instalações, vídeos e performances são ressignificações de formas, relevos e espaços que indicam caminhos para uma resposta estética/crítica a essa questão: transbordamento de meios e suportes banalizados no nosso cotidiano.

Em “Derivas Tridimensionais”, diferentes percursos apontam para essa ideia, assim como fronteiras de dimensões são perceptíveis na representação de imagens tanto no espaço físico, quanto no virtual. A comunicação e percepção individual ou coletiva de cada trabalho refletem uma memória, um pensamento, uma realidade específica.

Assim, o resultado dessa mostra relaciona-se a fragmentos de pensamentos, reflexos de “Derivas Tridimensionais”, entendidas como um "desvio de caminho", além de percursos encontrados para executar uma forma tridimensional adequada a um espaço aberto ou fechado, conforme as expectativas e os interesses coletivos.

De uma esfera que se desloca nos jardins do campus, até tecidos e objetos expostos nos espaços livres da FAV, encontram-se processos e meios de representar ideias e conflitos atuais. Por exemplo, a ecologia, o corpo da mulher, o gênero, a identidade racial, as alegorias e outras figurações que intervêm no espaço do campus, causando estranhamento e animação na paisagem, questões contemporâneas que atestam a conexão desses investigadores com sua época, com seus desejos e medos.

Serviços:
Mostra de Arte Derivas Tridimensionais