Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro discute estratégias de enfrentamento da violência na Amazônia

Encontro discute estratégias de enfrentamento da violência na Amazônia

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 14h51

NEIVA SETEMBRO

O Núcleo Estudo Interdisciplinar sobre Violência na Amazônia (Neiva) promove, nesta terça-feira, 5, e na quarta-feira,  6 de setembro, o II Encontro do Neiva, com o tema “Violências na Amazônia – Cenários Contemporâneos e Estratégias de Enfrentamento”.

O encontro objetiva fomentar o debate sobre as diversas temáticas que discutem a questão da violência no âmbito da Amazônia. Dentro dessa discussão, existem vários tipos de abuso, como a violência contra crianças e adolescentes, violência contra mulher, violência racial, entre outras.

Segundo a integrante do Projeto da Clinica de Atenção à Violência e da coordenação do evento, Ingrid Santos, o encontro vai discutir a violência de forma geral e específica. “É um tema de suma importância, pois atinge toda a população e, sem o devido debate, tem como consequência a ineficácia de políticas públicas e de ações propulsionadas pelos movimentos sociais. Além de que, academicamente, este tema é pouco debatido nas salas de aula”, destaca.

Neiva - O Neiva é o Núcleo de Estudos Interdisciplinares que estuda sobre Violências na Amazônia. É multidisciplinar, com professores de vários institutos da UFPA, que debatem algum tipo de violência específica.

Suas atividades são desenvolvidas na Clínica de Atenção à Violência, um espaço que recebe pessoas que procuram por atendimento jurídico. Além disso, são desenvolvidos debates, como o encontro que ocorre a partir desta terça-feira, 5.

Inscrição e resumos - O encontro será composto por mesas-redondas e grupos de trabalho, divididos em três ementas. São estas: “Educação e Políticas Públicas”; “Promoção de Saúde e Paz como Estratégia de Prevenção da Violência” e “Violência, Cidadania e Direitos Humanos”.

O evento é aberto ao público da Universidade e à comunidade externa da UFPA. Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, ativistas de movimentos sociais e afins. As inscrições serão realizadas pelo site do Encontro.

Inscrições e programação completas, acesse aqui

Serviços:
Encontro Violências na Amazônia: Cenários Contemporâneos e Estratégias de Enfrentamento
Data: 5 e 6 de setembro de 2017
Local: Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA)
Hora: 13h e 14h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA