Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA ensina informática por meio de jogos digitais para estudantes de escolas públicas
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPA ensina informática por meio de jogos digitais para estudantes de escolas públicas

  • Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 18h10

jogos1 746X423

Educação e diversão estão inclusas no novo projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). "Jogos Digitais Educativos no Ensino/Aprendizagem de Estudantes de Escolas Públicas do Entorno da UFPA" tem como meta difundir o conhecimento básico de informática para estudantes de escolas públicas por meio de jogos digitais educativos.

O projeto foi aprovado e contemplado com uma bolsa no Edital PIBEX 2017. Ele está vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e tem o apoio logístico do Laboratório de Sistemas de Informação e Georreferenciamento. É coordenado pela professora Adrilayne dos Reis Araújo. "No antigo projeto que participávamos observamos que as crianças pesquisavam mais por jogos na internet. Aí surgiu a ideia:  Por que não criarmos um projeto para eles se familiarizarem com o mundo virtual utilizando jogos ?", conta Wallace Pacheco, estagiário do projeto.

jogos2Segundo Wallace Pacheco, o projeto utiliza o pacote de jogos GCompris, que é um conjunto de programas ou aplicativos educacionais reunidos. Cada jogo dentro dos programas tem uma função. Um é focado em números, outro, em linguagem, ciência etc. Sem deixar que seja posto de lado a aprendizagem da informática básica.

O Infocentro, localizado no Espaço Recreativo Vadião, e os Laboratórios de Informática do ICEN foram os espaços escolhidos para acolher o projeto e aproximar os estudantes e a comunidade da Universidade. A iniciativa oferta minicursos com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e a qualificação dos alunos, tornando-os aptos a ingressar na era digital e, consequentemente, ajudando nas suas tarefas escolares. Por meio dos minicursos, eles podem aprender mais sobre informática e também disciplinas como Português, Matemática, Ciências, Geografia etc.

"A ideia do projeto é ensinar Matemática, Português e a usar o computador, com os jogos educativos. Assim, ao mesmo tempo em que os alunos aprendem a usar o computador e adquirem conhecimentos básicos de informática, eles também se divertem e aprendem vários conteúdos educacionais com os jogos digitais", resume a professora e coordenadora do projeto, Adrilayne dos Reis Araújo.

turma jogos digitaisAs atividades desenvolvidas são direcionadas a alunos com pouco ou nenhum conhecimento em informática básica que estão matriculados em escolas situadas nos bairros Guamá e Terra-Firme. Entre elas, estão a Escola em Regime de Convênio Rosa Gattorno e a Escola Estadual Mário Barbosa. A seleção dos alunos que participarão dos minicursos e das atividades é de responsabilidade das escolas envolvidas com o projeto, as quais farão a escolha sob os critérios estabelecidos pela coordenadora. As crianças também só estarão aptas a participar do projeto mediante autorização dos pais.

Em setembro, o projeto abrirá três turmas, que serão finalizadas em quatro aulas, em quatro dias, para alunos do 1º ano ao 4º ano. Serão 20 alunos por turma. E a meta é atender 60 estudantes nessa fase inicial do projeto. Elas terão introdução sobre os conhecimentos básicos de computadores e suas funções; noções de sistema operacional, para que os alunos tenham uma melhor interação com o computador e com os jogos. Os participantes receberão certificados.

Serviço:
Mais informações
Coordenadora: professora Adrilayne dos Reis Araújo /e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (91)99114-3839 ou (91)3201-8058 (LASIG/UFPA)
Bolsista: Wallace Pacheco / E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Vagner Mendes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página