Página inicial > Ultimas Notícias > Livro fala de cenários e rede de proteção no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 15h20

CONVITE web Violência Sexual

Durante a realização do II Encontro do Neiva, com o tema “Violências na Amazônia – Cenários Contemporâneos e Estratégias de Enfrentamento”, será lançado, nesta quarta-feira, 6 de setembro, às 17h, o livro Violência Sexual contra crianças e Adolescentes: Cenários amazônicos, rede de proteção e responsabilidade empresarial, de Assis da Costa Oliveira, Genylton Rocha e Lília Cavalcante.

O livro reúne um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal do Pará e de outras universidades e entidades sociais do Brasil. O objetivo é discutir as especificidades da violência sexual em diferentes realidades do território amazônico, com enfoque na identificação das dinâmicas de produção social desta violência e das condições da rede de proteção de enfrentá-la.

A obra também aborda aspectos de referência sobre o tema da escuta das crianças vítimas de violência sexual, da atuação do controle social no avanço das políticas de enfrentamento da violência sexual e da ampliação do debate sobre direitos humanos e empresas pela ótica dos direitos das crianças, nesta última questão ressaltando as possibilidades de responsabilização das empresas para o respeito aos direitos das crianças em suas práticas operacionais.

Neiva - O Neiva é o Núcleo de Estudos Interdisciplinares que estuda sobre Violências na Amazônia. É multidisciplinar, com professores de vários institutos da UFPA, que debatem algum tipo de violência específica. Suas atividades são desenvolvidas na Clínica de Atenção à Violência, um espaço que recebe pessoas que procuram por atendimento jurídico.

Serviços:
Lançamento do livro  Violência Sexual contra crianças e Adolescentes: Cenários amazônicos, rede de proteção e responsabilidade empresarial
Data: 6 de setembro de 2017
Local: Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA)

Texto e arte: Divulgação