Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Turismo e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer promovem visitas ao Mangueirão
Início do conteúdo da página

Faculdade de Turismo e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer promovem visitas ao Mangueirão

  • Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 18h22

Mangeuirão

Com o objetivo de proporcionar à população a experiência de conhecer um pouco mais sobre um dos maiores complexos esportivos da região, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), em parceria com a Faculdade de Turismo da UFPA (FacTur), promove o “Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença”. Por meio de visitas guiadas pelos vários ambientes do tradicional "Mangueirão", o projeto busca desenvolver esse ponto turístico de Belém, além de promover a sua visibilidade como símbolo da cultura paraense.

Para visitar o Mangueirão, basta comparecer ao estádio no Portão B2 Estacionamento. Além disso, as visitas podem ser agendadas no período da manhã ou da tarde, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Com duração média de 40 minutos, os visitantes conhecerão um pouco mais sobre o estádio que já foi palco de muitas realizações no âmbito do esporte.

Parceria - A parceria iniciou-se em razão da demanda institucional da SEEL, que procurou a FacTur para possibilitar a visitação. Atualmente, o projeto funciona com três bolsistas, quatro voluntários e dois estagiários da Secretaria, o que propiciou ao Mangueirão, a exemplo de demais cidades brasileiras, a possibilidade de visitar o estádio.

Com a disponibilização de vagas de estágio, a SEEL viabiliza o espaço físico necessário para o desenvolvimento das atividades do Centro de Visitação. Com o auxílio da UFPA, que coordena e acompanha as ações do Centro de Visitação, esses novos bolsistas são orientados no desenvolvimento das atividades previstas nos seus respectivos plano de atividades.

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Turismo, professora Vania Quadros, esse novo projeto possibilita a atuação prática para os discentes, assim como a ação na qualificação profissional para o atendimento ao turista/visitante. “Esse projeto torna mais visível a atuação da Universidade quanto ao ensino, à extensão e à  pesquisa, uma vez que tal projeto propicia aos discentes envolvidos experiências práticas que articulam esses três eixos”, declara.

Projeto Centro de Visitação - Em âmbito acadêmico, o Centro de Visitação surgiu no ano de 2016 como projeto de extensão, pelo Edital Pibex. Por meio do Centro de Visitação, também foram criados novos projetos vinculados ao programa, que é o blog “Mangueirão da Memória: Resgate digital e patrimonial do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença”, que tem como enfoque principal a implantação de um ponto de memória digital para o resgate da história e de fatos importantes do Estádio.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Agência Pará

registrado em:
Fim do conteúdo da página