Página inicial > Ultimas Notícias > Evento promove debate sobre o projeto de lei da “escola sem partido”

Evento promove debate sobre o projeto de lei da “escola sem partido”

• Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 15h12

BANNER debate escola sem partido 2 1

Nesta quinta-feira, 14, ocorre o debate ”Escola sem Partido ou Escola Democrática?”, às 10h, no auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-PA). Além de discutir as questões educacionais do Brasil, o evento também lançará o livro Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira, de Gaudêncio Frigotto (orgs). Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da UFPA (GEPTE), o debate terá a participação do professor Ernani Chaves, da UFPA, e da professora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Debate e Lançamento - Voltado para alunos de graduação e professores da educação básica, a mesa terá início com o lançamento do livro, pela professora Maria Ciavatta, uma das autoras da coletânea. Em seguida, o debate será aprofundado pelo professor Ernani Chaves. A programação será repetida no dia seguinte, em Cametá. Será ofertado certificado de 4 horas/aula.

Refletir e Problematizar - Segundo o coordenador do PPEB e do GEPTE, professor Ronaldo Araújo, o evento visa “problematizar o projeto de lei, apelidado de ‘Escola sem Partido’, que é uma proposta antidemocrática”. Por isso, como afirma o  palestrante professor Ernani Chaves, o debate é ligado diretamente à situação atual do País e ao papel das Universidades: “A importância é, neste momento tão difícil, que a Universidade cumpra seu papel de debater, refletir, ter uma atitude crítica. Para que nós possamos pensar essa escola sem partido, já que oferecer um conhecimento neutro, negando a pluralidade, já é assumir um partido”.

Escola “SEM” Partido - Resultante do Projeto de Extensão Editorial Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), a coletânea é organizada pelo professor Gaudêncio Frigotto e reúne artigos de acadêmicos e estudiosos que analisam o Projeto de Lei (leia mais aqui). Além de ser veiculado pelo LPP e pela Editora da UFPA (Edufpa), o livro estará disponível  para compra durante o debate.

Debate ”Escola sem Partido ou Escola Democrática?” e lançamento do livro Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira
Local: Auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-PA), na Travessa Rui Barbosa, 1331.
Data e Hora: 14 de setembro, às 10h.
Mais informações pelo número (91) 3201-7648

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA