Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para Especialização em “Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa: uma abordagem interacional” vão até dia 15

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h08

palavras

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio do Instituto de Letras e Comunicação e da Faculdade de Letras, realizará processo seletivo para a Especialização “Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa: uma abordagem interacional”. São 90 vagas, sendo 30% reservadas a servidores da Universidade, pessoas de baixa renda e professores da escola pública. As inscrições seguem até esta sexta-feira, 15. O curso é destinado a graduados em Letras ou equivalente, Pedagogia e Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens.

As inscrições devem ser feitas no horário das 9h às 19h, no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), localizado no Campus Básico da UFPA, próximo ao ginásio de esportes. A documentação exigida, os critérios de seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no edital e nos sites da Propesp www.propesp.ufpa.br e do ILC www.ilc.ufpa.br. Será cobrada uma taxa de R$ 50,00 no ato da inscrição.

O processo seletivo terá três etapas - A primeira será a análise e avaliação da documentação exigida no ato da inscrição, seguida da análise do memorial.  Ambas são classificatórias e eliminatórias, enquanto a terceira (entrevista) será classificatória para fins de desempate. A previsão é de que o resultado final seja divulgado até o dia 21 de setembro, com período de matrícula de 22 a 30 do mesmo mês.

O curso terá carga horária de 405 horas e será realizado em regime presencial, de outubro de 2017 a outubro de 2018. O investimento é de R$ 3.490,00 parcelados em 12 vezes, mais matrícula, sendo que será concedido desconto para quem pagar a mensalidade até o dia 10 de cada mês.

Para aqueles que forem servidores da UFPA, há a possibilidade de serem bolsistas, devendo se manifestar no formulário de inscrição e apresentar o comprovante de vínculo. A bolsa também será concedida à pessoa com comprovada hipossuficiência e ao professor da rede pública de ensino básico desde que também apresentem os comprovantes (de vínculo, no caso do professor, e cartão no Cadastro Único ou comprovante de renda, no caso dos hipossuficientes).

Conteúdo - Durante o curso, o aluno será levado a conhecer as novas concepções relacionadas ao ensino de língua portuguesa; a identificar e descrever, por meio da análise crítica, os problemas atuais no ensino da língua portuguesa; a realizar análise de contexto escolar e de público-alvo para identificar características e implicações para elaboração de projeto de intervenção.

Conforme a coordenação, atualmente, o curso atende à necessidade de se formar não só os futuros professores que estão saindo das universidades, mas também quem já está no mercado de trabalho ou está tentando entrar nele, para uma prática de ensino de língua que atenda às exigências da sociedade.

Entre essas exigências, é apontada a formação de leitores e ouvintes proficientes em que a decodificação e o silêncio cedam lugar à compreensão ativa. Também é considerado essencial que os alunos sejam levados a pensar sobre a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos propósitos definidos.

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google