Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove ato cultural em prol da educação e da ciência

UFPA promove ato cultural em prol da educação e da ciência

• Publicado: Sábado, 16 de Setembro de 2017, 13h08

banner portal ato cultural em defesa das universidades públicas

Será neste domingo, 17, o ato cultural Educação e Ciência para um Brasil Soberano e Inclusivo – Em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa, às 10h30, na Praça da República, em Belém. O evento é uma promoção conjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE/UFPA), da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), do Sindicato dos Professores e Professoras das IFES do Pará (SindProifes/PA) e do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes).

O ato tem como objetivo informar a população sobre a grave crise vivida pelas universidades públicas e pelos institutos de pesquisa responsáveis pela formação de recursos humanos e pela produção de conhecimento para o desenvolvimento econômico e social do País, além de vários serviços prestados à sociedade, por exemplo, na área de saúde. Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, “O ajuste fiscal adotado no País tem gerado enormes dificuldades às instituições e comprometido o seu trabalho. Mas não são apenas as próprias instituições que estão em risco. É o futuro da Nação que está em jogo. Sem um sistema público forte e qualificado de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, será cada vez mais difícil gerar renda para a população, vencer a desigualdade e tornar o Brasil uma nação soberana, com autonomia para tomar as suas próprias decisões”, completa o reitor.

A programação do evento inclui apresentações de diversos grupos de música e teatro da UFPA. Estarão presentes o Coro Universitário da UFPA-o Coruni, projeto artístico musical da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará, sob a regência da Professora Cristina Owtake; o Coral de Saxofones, da Escola de Música da UFPA, sob a coordenação dos professores Marcos Cardoso e Thiago Levy; o UFPA Cello Ensemble, também da Escola de Música da UFPA, coordenado pelo professor Cristian Brandão; Yuri Guedelha e grupo de choro; a Atlética Mustang, do Curso de Engenharia da UFPA; e o projeto O Auto do Círio 2017, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, que tem direção cênica do professor Cláudio Didimano, coordenação do Professor Tarik Coelho e curadoria do professor Miguel Santa Brígida.

Texto e arte: Divulgação