Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para seleção de professor bolsista do Núcleo de Línguas vão até o dia 20

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 14h58

Nucli

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Bolsista do Núcleo de Línguas (NUCLI). O edital, regulado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), visa capacitar e formar professores de idiomas e técnico-administrativos do ensino superior e da rede pública de Educação Básica. Por isso, é voltado para graduados e alunos de Licenciatura em Inglês. Com quatro vagas disponíveis, o processo vai até 20 de setembro.

Inscrições - Os candidatos devem realizar a inscrição presencialmente - ou com uso de Procuração - na Coordenação do NucLi-IsF da UFPA, das 14h às 17h. Ao se inscrever, o interessado deve entregar os seguintes documentos: Ficha de inscrição (disponível na Secretaria dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras); comprovante de matrícula ativa em curso de licenciatura em Letras com habilitação em inglês ou inglês-português ou diploma de licenciatura em língua inglesa; cópia e original da identidade com foto; curriculum vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes com a documentação comprobatória; comprovante de proficiência em língua inglesa (com nível mínimo C1).

Na falta de candidatos com nível C1 serão aceitos candidatos com alto nível B2. Do mesmo modo que, caso o candidato não possua certificação de proficiência, poderá fazer um teste de nivelamento ou proficiência indicado pelo Núcleo Gestor IsF. Já na inscrição por procuração, o procurador deve apresentar, além da documentação acima, cópia autenticada de seu documento de identidade civil e procuração pública ou particular com poderes especiais.

Perfil e Papel do Candidato - É indispensável que o participante tenha disponibilidade de vinte horas semanais, com flexibilidade de horários, assim como que ele conheça as tecnologias de informação e comunicação (TIC) disponíveis no Programa IsF e não receba nenhuma bolsa governamental/institucional (exceto do tutor UAB) ou possua vínculo empregatício.

Para receber a bolsa Capes, com valor de uma bolsa mestrado, o professor deve: acompanhar e orientar alunos dos cursos on-line e presenciais do NucLi-IsF, visando seu aprendizado e aprovação em exames de proficiência linguística; conhecer o material didático dos cursos e desenvolver materiais didáticos ou atividades complementares de ensino; realizar o planejamento pedagógico-administrativo da disciplina por quatro horas semanais; ministrar quatro horas/aulas semanais em três turmas; relatar a situação das aulas e dos alunos mensalmente; auxiliar a Coordenação IsF no planejamento de turmas e atividade do NUCLI.

Processo Seletivo - Dividido em duas etapas eliminatórias, o concurso aborda análise documental e avaliação didática. Realizada às 15h do dia 22 de setembro, no Laboratório de Línguas (LabLin), a prova didática é a apresentação oral em inglês de um plano de aula, com temas relacionados com a proposta de cursos da instituição para o Programa IsF. Cada micro aula deverá ter duração de 20 minutos As temáticas da avaliação serão sorteadas 24h antes da prova, na sala 4 do segundo andar do Instituto de Letras e Comunicação.

A exposição do plano de aula será avaliada por uma banca de, no mínimo, três professores do Departamento de Letras. Assim, as notas serão uma média aritimética dos conceitos atribuídos pelos examinadores. Desta forma, será aprovado aquele que tenha cumprido todas as exigências do edital e cuja média aritmética da Prova Didática seja igual ou superior a 70 pontos. Após a apresentação, os candidatos ainda participarão de uma entrevista foçada na trajetória acadêmica e profissional do participante. O resultado da prova didática será divulgado a partir das 16h do dia 25 de setembro, a partir das 16h. O primeiro colocado do processo seletivo deverá começar a trabalhar em outubro de 2017, enquanto que os outros três aprovados começarão em janeiro de 2018.

Mais informações no edital.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google