Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário mostra resultados de pesquisas de alunos do Programa Institucional de Bolsas

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 15h42

746x42318 09 2017 seminario de iniciacao cientifica Foto Alexandre Yuri 02

O 28º Seminário de Iniciação Científica da UFPA, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade (Propesp/UFPA), foi aberto nesta segunda-feira, 18. Ao longo do seminário, que ocorre até o dia 22 de setembro, serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) em 2016 e 2017.

Estavam presentes compondo a mesa do evento o reitor da UFPA, professor doutor Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, professor doutor Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor doutor Rômulo Simões Angélica; o pró-reitor de Ensino e Graduação, professor doutor Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Extensão, professor doutor Nelson José de Souza Junior; a diretora de Pesquisa da Propesp, professora doutora Germana Maria Araújo Sales; o representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor doutor Antônio Gomes de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

18 09 2017 seminario de iniciacao cientifica Foto Alexandre Yuri 10 373x212Durante a realização das manifestações dos integrantes da mesa de abertura, a diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Sales, explicou que o seminário, em sua 28ª versão, ocorrerá em 102 sessões nas quais estarão presentes 90 consultores, internos e externos, que avaliarão mais de 1000 exposições de planos concluídos somente na UFPA Campus Belém.

“O PIBIC tem sido referenciado pelo atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor doutor Rômulo Simões Angélica, como uma das joias da Propesp, esta cunha se justifica pelo fato deste programa ser uma das mais importantes ações de formação de recursos humanos nas instituições de pesquisa do país, pelo seu caráter estratégico que instiga as aptidões e competências ainda na graduação e, por conseguinte, alicerça a base acadêmica em sua área de atuação”, declarou Germana Sales.

18 09 2017 seminario de iniciacao cientifica Foto Alexandre Yuri 04 373x212Após a mesa de abertura deu-se início a conferência, proferida pelo pesquisador e diretor do Instituto Evandro Chagas, doutor Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, com o tema “Arboviroses epidêmicas no Brasil – situação atual e perspectivas”. O pesquisador convidado apresentou as recentes descobertas de vacinas contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Programação - Na semana do Seminário, que teve início no dia 18, os mais de mil jovens, que envolveram seus dias em comprovar suas investigações, concluir suas leituras e se desenvolver, reservarão tempo para expor a comunidade acadêmica os seus resultados.

18 09 2017 seminario de iniciacao cientifica Foto Alexandre Yuri 01 373x212Os trabalhos dos alunos serão avaliados por quarenta pesquisadores de outras instituições de pesquisa brasileiras. O resultado da avaliação será importante também para a concessão de bolsas, no próximo ano, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Inscrições - As inscrições para alunos ouvintes nas apresentações dos trabalhos ainda estão abertas. Os interessados devem acessar a página do evento, fazer o cadastro e imprimir o código de barra da sua inscrição. Para receber o certificado de participação, a diretora de pesquisa da Propesp ressalta que é importante a presença do aluno ouvinte na conferência de abertura do Seminário.

18 09 2017 seminario de iniciacao cientifica Foto Alexandre Yuri 11 373x212PIBIC - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece aos alunos de graduação uma oportunidade de aprimorar sua formação acadêmica, a partir da inserção em grupos de pesquisa ativos e produtivos, com desempenho também na pós-graduação stricto sensu. Em linhas gerais, o PIBIC amplia o horizonte da formação discente ao promover sua familiarização com a pesquisa e o prepara para uma atuação futura tanto em instituições acadêmicas e de pesquisa, quanto em funções profissionais não acadêmicas.

Iniciado como uma parceria entre a UFPA, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o PIBIC conta, atualmente, também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

28º Seminário de Iniciação Científica da UFPA
Data: 18 a 22 de setembro de 2017
Local: Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes
Clique aqui para ver a programação.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri