Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas: minicurso Letramento Acadêmico do Projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes

• Publicado: Sábado, 23 de Setembro de 2017, 14h27

O Projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), vai realizar, no dia 30 de setembro, o evento Letramento acadêmico: gêneros orais, Minicursos I e II - Falar em público: Seminário, Defesa, Entrevista, Aula, Teatro e Comunicação. As inscrições para as atividades do Minicurso I podem ser realizadas até o dia 28 de setembro, na secretaria da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI).

O Letramento acadêmico: gêneros orais representa a nova etapa do eixo I do Projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes, coordenado pelas professoras Isabel França Rodrigues e France Frahia Martins, no IEMCI. A equipe já trabalhou alguns dos gêneros escritos que mais circulam no mundo acadêmico: resumo, resenha e artigo.

O evento tem o objetivo de ampliar as práticas de oralidade, levando em consideração as diferentes situações acadêmicas vivenciadas pelos graduandos e pós-graduandos.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Isabel França Rodrigues, sua importância reside no fato de “as atividades criarem possibilidades para que os participantes ganhem maior segurança no que se refere aos diferentes usos da oralidade nos trabalhos requeridos ao longo da formação inicial e na pós-graduação”

Inscrições - Destinado aos graduandos e pós-graduandos da UFPA e estudantes de outras IES, o Minicurso I terá inscrição presencial, entre os dias 20 e 28 de setembro, na secretaria da FEMCI, de acordo com o número de vagas. Serão emitidos certificados.

O tema “Falar em público: Seminário, Defesa, Entrevista, Aula, Teatro e Comunicação” será ministrado pelas professoras doutora Isabel França Rodrigues e mestre Glauce Antunes. Na manhã do dia 29, serão enviados materiais aos participantes. As professoras Suani Corrêa (atriz) e Valdete Leal (psicóloga), que também integram a equipe, contribuirão com as dinâmicas necessárias ao trabalho com a oralidade.

Projeto - O Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes é um projeto integrado que tem três eixos de atuação: formação inicial, formação continuada e processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Básica (1° ao 5ºanos e EJA). Portanto as atividades do projeto são diversificadas, dando ênfase a um eixo em cada ação, conforme o cronograma organizado pelos integrantes.

Letramento acadêmico: gêneros orais - Minicursos I e II - Falar em público: Seminário, Defesa, Entrevista, Aula, Teatro e Comunicação
>>Minicurso I
Data: 30 de setembro de 2017
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Geofísica da UFPA (1º portão, ao lado do prédio de Segurança da Universidade)