Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA promove palestra sobre a Tropicália

Escola de Música da UFPA promove palestra sobre a Tropicália

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 17h23

tropicalia

O Projeto de Extensão “Música Popular - do Gesto ao Canto”, da Escola de Música da UFPA (Emufpa), promove a palestra “Tropicália: contextualização e DNA do movimento”, no dia 25 de setembro, às 19h, no auditório da Emufpa. Com palestra do sociólogo, poeta e compositor Emanuel Matos, o evento propõe discutir e explorar os fatores históricos que influenciam o movimento. Com inscrições gratuitas, no dia e local do seminário, a palestra é aberta ao público e oferece certificado.

Reflexão musical - Segundo a coordenadora do Projeto de extensão “Música Popular - do Gesto ao Canto”,  professora Joelma Silva, a palestra visa debater sobre a Tropicália, seu contexto histórico e importância: “A palestra é uma das formas de levar o grupo artístico criado no projeto e público em geral à prática da reflexão de uma produção musical relacionando o momento histórico em que tal produção estava em evidência e os fatores que levaram a tal relevância, assim profissionais como sociólogos, músicos, produtores, fonoaudiólogos e historiadores são convidados a realizar palestras sobre temáticas necessárias a essa compreensão”.

Contextualização histórica - Por isso, para a professora, a explicação e o entendimento do momento histórico do movimento são os focos mais importantes do evento. “A palestra nos dá uma contextualização em que a Tropicália surge na produção musical brasileira ganhando espaço nos festivais, na televisão e na produção de fonogramas históricos, época em que surgem nomes como Caetano Veloso, considerado por Severiano como ‘um dos mais ativos introdutores da cultura pop na música brasileira’, além de Gilberto Gil, Tom Zé, Capinam e Torquato Neto”, explica a coordenadora.

Música Popular: do Gesto ao Canto - Com o objetivo de aprofundar e praticar o potencial crítico e criativo dos alunos da Emufpa, o projeto oportuniza aos discentes experimentar os deveres e prazeres da produção musical. Por isso o projeto de extensão conta com aulas teóricas e práticas, palestras sobre as temáticas abordadas e apresentações em auditórios da EMUFPA e em espaços da UFPA.

“O projeto é uma espécie de laboratório em que,  a contar da formação de um grupo artístico, constituído de cantores e instrumentistas, vivencia o cotidiano de uma produção musical, experienciando os bastidores dessa produção, da ideia à sua execução, a preparação e a produção do evento, o conhecimento de fatores históricos que influenciam uma produção musical, a pesquisa e a seleção de repertório, o estudo da técnica apropriada para cada repertório, o domínio de palco e o crucial para a vida de um artista, de que forma encontrar caminhos para uma produção musical atualmente, incentivando-o à prática do empreendedorismo”, esclarece a professora Joelma.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA.