Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no III Simpósio de Psicanálise

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 16h02

Imagem Simpósio de psicanálise

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no III Simpósio de Psicanálise, que ocorrerá de 27 a 29 de novembro. O evento será promovido pela linha de pesquisa “Psicanálise, Teoria e Clínica” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e abordará a temática “Psicanálise e Política”.

A atividade tem o objetivo de promover a articulação entre discentes da graduação e da pós-graduação em Psicologia da UFPA e de outras Instituições de ensino superior. O evento será realizado no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Básico–Guamá.

O Simpósio nasceu há três anos com o propósito de promover um espaço de circulação de pesquisas. A proposta deste ano se dá em função do cenário político brasileiro que visa estabelecer uma interface entre psicanálise e política.

“A ideia de se fazer um Simpósio na linha de pesquisa Psicanálise surgiu em 2015 com o intuito de estabelecer um espaço de trocas e debates entre os alunos e professores desta linha sobre os diversos temas do campo da psicanálise”, explica a coordenadora do evento, professora Roseane Nicolau.

A pesquisadora explica que a ideia de política que se pretende trabalhar nesta edição é a da psicanálise do inconsciente. “Pelo termo Política, nos referimos tanto à noção da psicanálise e à comum de política partidária, quanto à de Gramsci, que trata da possibilidade de conservação ou não da própria ordem existente. Com isso, podemos entender que a relação entre Psicanálise e Política se dá desde sua prática clínica e igualmente por sua história”

Modalidade de apresentação – O interessado em apresentar trabalhos no simpósio pode optar por dois tipos de exposição: mesa-redonda e comunicação oral, nos seguintes subtemas: Psicanálise e Teoria Crítica; Psicanálise e Instituição; Pesquisa e Método psicanalíticos; Transmissão em Psicanálise; Clínica-escola e supervisão em psicanálise; História do movimento psicanalítico; Psicanálise e Estudos de Gênero; Psicanálise e Movimentos Sociais; Psicanálise e filosofia; e Psicanálise e arte.

Anais - Em 2016, a segunda edição do simpósio trouxe o tema: Psicanálise e Universidade. Estudantes da UFPA, Unama, Esamaz, entre outras universidades e institutos tiveram a oportunidade de participar da atividade. “Ter participado dos dois primeiros Simpósios me proporcionou a possibilidade de expor minha pesquisa, na qualidade de discente do PPGP, e de escutar novas ideias, debatendo com os demais participantes aspectos importantes da pesquisa em psicanálise”, conta a doutoranda do programa e integrante da coordenação do evento, Roseane Madeiro.

O prazo para envio de trabalhos é até 30 de outubro. A programação do evento será divulgada a partir de novembro. As normas de formatação dos resumos, bem como todas as regras de participação estão disponíveis no Edital.

Data do evento: 27 a 29 de novembro
Prazo para submissão de trabalhos: até 30 de outubro
Local: Auditório do IFCH, UFPA, Campus Básico, Guamá.

Texto e arte: Divulgação