Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar da UNESP promove encontro na UFPA

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h03

CODAF

O projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Tupã (SP), com apoio da UFPA e da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Presidente Prudente (SP), irá promover, nos dias 10 e 11 de novembro, o "Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar" (e-CoDAF). O evento é a quarta edição do e-CoDAF e terá o tema “Transformando Dados em Potencial Competitivo Para Pequenos Produtores”.

Como a grande agroindústria é destinada à exportação, a Agricultura Familiar é o setor que fornece a demanda interna de alimento no Brasil e ocupa grandes quantidades de mão-de-obra em todos os estados. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPA, Cristian Berrío Zapata, mesmo neste contexto, a Agricultura Familiar “está desatendida e não consegue se alavancar nas novas tecnologias de informação”.

O evento será transmitido em videoconferência entre os polos participantes, para ampliar sua visibilidade e alcance dos resultados, e é destinado a qualquer pessoa interessada ou que trabalhe com este setor agrícola. “Desejamos impulsionar o trabalho da Universidade em apoiar estes pequenos produtores com pesquisa sobre informação e dados, além de pesquisa agrícola”, completa o coordenador do PPGCI.

Programação - Para compor o dia de abertura do Encontro, serão realizadas três palestras, além de apresentações de trabalhos. No dia 11, ocorrerá uma palestra, uma mesa de abertura e o encerramento do evento.

Entre os temas das palestras estarão “Aplicabilidade das imagens de alta resolução espacial no diagnóstico precoce de doenças em cultivos de palma de óleo”; “Pesquisa em sistemas de agricultura de precisão”; “Uso das tecnologias da web semântica para Agricultura: estado da arte e desafios”; e “Exclusão digital, dados, tecnologia e a quebra de paradigmas na agricultura familiar”.

Inscrições gratuitas, acesse aqui.

Data: Dias 10 e 11 de novembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - UFPA)
Hora: Início às 13h no dia 10 e 9h no dia 11

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA