Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Instalações Elétricas presta serviços gratuitos para famílias de baixa renda

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h40

instalações elétricas

O Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, oferece serviço gratuito de elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais para famílias que tenham renda de até 1.800 reais.

O projeto é voltado para residências de até 150m², mono ou bifásicas, que estejam em reforma ou em construção, cujos moradores não tenham condições de contratar esse tipo de serviço por um profissional da área de instalações elétricas. Com agendamento prévio, técnicos e discentes do laboratório realizam uma visita técnica à residência para verificar se ela se enquadra nos parâmetros pré-estabelecidos. Depois, é gerada uma planta baixa e o projeto elétrico dentro dos parâmetros de segurança para a posterior execução por um profissional contratado pelo residente.

A ação visa à consolidação e ao aprimoramento das atividades associadas aos projetos de extensão do laboratório. “É uma forma de oferecer aos discentes bolsistas e voluntários a oportunidade de realizar atividades voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem por meio de práticas de extensão”, afirma a professora Carminda Carvalho, coordenadora do laboratório.

Além da assessoria para a elaboração de projetos elétricos residenciais, o Laboratório de Instalações Elétricas da UFPA oferece palestras, com orientações sobre o uso racional da energia elétrica e alternativas para o ensino associado à eletricidade e eficiência energética, voltados para escolas de ensino médio/e ou profissionalizantes que procuram  melhor preparação dos estudantes para o Enem e os vestibulares.

Sobre o laboratório -O Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas da Universidade Federal do Pará é um dos laboratórios que compõem o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon). O Ceamazon é resultado de um convênio realizado no ano de 2006, entre a UFPA e a Eletrobras/PROCEL, com suas instalações localizadas no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém-PA

Elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais, orientações relacionadas ao uso correto de energia elétrica e palestras para alunos de ensino médio/e ou profissionalizante. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (91) 9834-06381 ou (91) 9 8320-8820.

Texto e foto: Divulgação