Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior

• Publicado: Quinta, 12 de Outubro de 2017, 11h25

logotipo PPGCIMES

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com as incrições abertas para o Processo Seletivo para a Turma 2018 do curso de Mestrado Profissional, conforme edital. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento que tenham como proposta projetos de intervenção voltados à resolução de problemas reais do ensino-aprendizagem. O período de inscrições está aberto e vai até o dia 21 de novembro de 2017.

Com área de concentração em Metodologias de Ensino-Aprendizagem, o programa é composto por corpo docente com professores de diferentes áreas do conhecimento, com competências e experiências diversas em projetos e pesquisas voltados para a criatividade e a inovação dos processos de ensino-aprendizagem. São 21 vagas ofertadas, sendo 10 para a Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (Inovames), orientada para as inovações em métodos e técnicas de ensino, e 11 para a Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE), direcionada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem.

O processo seletivo será constituído por sete fases de seleção, sendo elas: Inscrição ao Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Profile) da UFPA, realização do Profile, inscrição no processo seletivo, avaliação do anteprojeto de pesquisa, avaliação do Currículo Lattes, prova escrita e entrevista e defesa do anteprojeto. Estarão isentos da realização do Profile os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, original e cópia de uma das certificações indicadas no Edital.

Os mestres formados pelo PPGCIMES deverão conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educativo em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple a participação de alunos de graduação. As aulas são realizadas em Belém, em tempo integral, podendo haver atividades pelos turnos  manhã,  tarde e noite. A matrícula da segunda turma ocorrerá em fevereiro de 2018.

Sobre o PPGCIMES -  O PPGCIMES possui o objetivo de formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas. Para tanto, são explorados recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), de modo a propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e aos discentes de graduação. O programa foi aprovado em 2016, na 169ª Reunião do CTC-ES da Capes, e as atividades da primeira turma de Mestrado Profissional iniciaram-se em 2017.

O PPGCIMES está situado em um contexto de grandes desafios para o Brasil, especialmente para a Região Amazônica, no que se refere à educação. Apesar dos avanços nas últimas décadas, o País ainda enfrenta sérios déficits de qualidade na formação básica e universitária. Em contraposição, os índices de acesso à informação e o uso de recursos tecnológicos e midiáticos ampliam-se exponencialmente. A proposta do PPGCIMES é exatamente contribuir para a reversão desse contraste, potencializando o uso das TICs para o ensino-aprendizagem no ensino superior.

Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Inscrições:  até 21 de novembro, na Secretaria do Programa, localizada no prédio da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, ou via Correios, somente no caso de candidatos que residam fora da Região Metropolitana de Belém.
Horário de funcionamento da Secretaria: 9h às 13h – 14h30 às 16h
Mais informações no edital ou pelo site www.ppgcimes.propesp.ufpa.br