Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe a Semana Mundial da Alimentação até sexta-feira, dia 20

UFPA recebe a Semana Mundial da Alimentação até sexta-feira, dia 20

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h19

Semana Mundial da Alimentação 2017

O Grupo de Estudos Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, promove, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Semana Mundial da Alimentação. O evento, realizado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta segunda-feira, dia 16, tem como objetivo provocar na sociedade uma reflexão sobre a importância dos alimentos saudáveis no dia a dia, relacionando isso com futuro da migração populacional no mundo, tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Essa questão da segurança alimentar, relacionada aos processos migratórios que ocorrem no mundo, será tratada durante todo o evento. Por meio de mesas-redondas e vídeo-documentários, a semana abordará temas como uso de agrotóxico nas lavouras e a importância do território como local das atividades produtivas. Para participar dos debates, serão convidados membros da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetagri), do MST e da Defensoria Pública.

De acordo com o coordenador do BioSE, professor Flávio Barros, esses processos de migração não só afetam a segurança alimentar e nutricional das comunidades envolvidas, mas também impactam a reposição física e material dessas populações. “Estamos tratando de comunidades rurais, que têm essa relação com o rio, com a terra e com a produção familiar. Caso elas mudem para outras regiões, terão que reconstruir uma relação nova com a terra. Isso pode levar muito tempo e causar grande desgaste psicológico”, destaca o professor.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior, a realização do evento é de grande importância para a UFPA. “Essa atividade é importante para a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Essas áreas  precisam não apenas estar ligadas entre si, mas também se tornarem interdependentes. Necessitamos, assim, do auxilio das universidades para que este projeto esteja conectado às necessidades provenientes da sociedade”, declara.

Segundo a organização do evento, a participação da sociedade nas temáticas discutidas é de grande importância. Utilizando o formato de roda de conversa, as programações serão abertas à comunidade em geral. Além dos debates, serão realizadas programações culturais envolvendo poesia, contação de histórias e teatro.

Para o professor Flávio, com essa intensa participação popular, a organização espera que o evento possa incitar o debate sobre a importância da Amazônia sustentável dentro da comunidade acadêmica. “É muito importante a valorização dos produtos da agrobiodiversidade amazônica. Estamos cada vez mais acessando produtos industrializados e processados. Muitos produtos da alimentação familiar estão sendo esquecidos. Precisamos conhecer mais o que é nosso”, ressalta o professor.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação