Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Altamira organiza I Feira Literária Internacional do Xingu, com o tema “Outras Margens”

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h43

22540154 1493376604083323 3634890221410584176 n

Com a organização do Campus de Altamira da UFPA, será realizada a “I Feira Literária Internacional do Xingu – Outras Margens” (FLIX), de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Eventos de Altamira e na UFPA Campus Altamira. A feira visa valorizar a produção literária da Amazônia paraense, assim como a diversidade cultural da Mesorregião do Xingu. As inscrições são gratuitas.

Programação - O primeiro dia do evento consiste no credenciamento dos participantes, das 9h às 18h, seguido da cerimônia de abertura e do show cultural de abertura, às 22h. No segundo dia, ocorrerá a primeira mesa temática, Narrativas Orais indígenas do Xingu, assim como a primeira sessão de lançamento de obras, com temática indígena, e as oficinas. Nesse dia, também serão realizadas as mesas de diálogos “Direito Amazônico e Diálogos Interinstitucionais” e “Políticas Públicas Indígenas: Análise Comparativa EUA e Brasil”, das 14h às 18h30. Ao fim do dia, ocorrerá a Conferência “Literatura e Cultura Amazônica” e o show cultural.

A programação do terceiro dia conta com a mesa temática “Ensino de Literatura e a formação do leitor”, às 9h, e com outra sessão de lançamento de obras. Também apresentará três mesas de diálogos, das 14 às 16h, seguida das oficinas, da conferência e do show cultural. O último dia terá início às 9h, com a terceira mesa temática e a sessão de lançamento de obras. A seguir, ocorrerão as últimas mesas de diálogos, oficinas e conferência. Por fim, às 21h, o evento celebrará o show cultural.

Objetivos - A FLIX pretende criar um espaço artístico, cultural e socioambiental que realce a produção amazônica, com foco principal nas expressões identitárias do Xingu em relação à diversidade da cultura brasileira. Além disso, também visa incentivar o Ensino, a Pesquisa e a Inovação Tecnológica, criando um espaço permanente de resgate artístico, cultural e socioambiental literário da Amazônia paraense.

Sendo assim, a feira homenageará o escritor Dom Eurico Krautler, Doutor Honoris Causa da UFPA; o autor Dalcídio de Jurandir e a escritora paraense Lindanor Celina, pelo seu centenário de nascimento, além de apresentar literatura de outros países (Canadá, Colômbia, México e França), com a professora de Teoria Literária da Universidade de Paris-Sorbonne, Catherine Dummas, e o escritor Marcos Colon, da Universidade de Wisconsin-Madison.

Expectativas - A organização da FLIX estima receber um público de dez a vinte mil visitantes, incluindo estudantes, professores e turistas. Espera também que o evento movimente a economia local, por uso dos bens e serviços municipais, além de ser o ponto de partida para o resgate cultural e artístico da Mesorregião do Xingu, tendo como estreia a I Feira Literária Internacional do Xingu no Município de Altamira.

Apoio - A feira terá o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, da Secretaria de Estado de Educação e da PROEX/UFPA – por meio da Diretoria de Cultura -, e conta com a efetiva participação da Faculdade de Letras do Campus de Altamira, da Academia Altamirense de Letras, das representações Indígenas do Médio Xingu e de artistas e escritores locais, regionais, nacionais e internacionais. Conta, também, com o apoio da Academia Paraense de Letras, do Consórcio BM de Municípios do Xingu, do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena, da PDRSX, do Exército e da Marinha do Brasil e dos governos federal, estadual e municipal.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google