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A diversidade na Pan-Amazônia marca primeiro dia do curso "Mundos Amazônicos"

  • Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 16h00

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A troca de informação e discussão sobre as realidades diversas presentes na Pan-Amazônia se torna relevante diante dos desafios que se apresentam na contemporaneidade, com uma perspectiva que leva em consideração os esforços para o crescimento da cultura da Pan-Amazônia. O I Curso Internacional, Interdisciplinar e Interinstitucional Mundos Amazônicos: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos deu início às atividades, nesta terça-feira, 17, às 9h, no Auditório Professor Hamilton Correa Nascimento, do Centro de Ciências Jurídicas (ICJ), da UFPA.

O primeiro dia de curso foi iniciado com uma mesa-redonda, composta pelo integrante do Conselho do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, o pesquisador e professor Thomas Mitschein; o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Horacio Schneider; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa; o diretor-adjunto do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI-UFPA), Eduardo Paiva de Pontes Vieira; e o ex-reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy.

Na ocasião, o coordenador do Programa Trópico em Movimento, Thomas Mitschein, ressaltou a importância de se preparar pessoas para a atuação na Amazônia, tendo em vista sua diversidade de mundos, com características antropológicas, sociológicas e ambientais distintas. Para ele, o curso trará informações e trocas importantes para o desenvolvimento de um pensamento sobre a Amazônia sob um olhar próprio para o desenvolvimento local.

trópico 4Pan-Amazônia – O território envolve todas as nações que abrangem a floresta amazônica: Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Esta região, que enfrenta problemas socioeconômicos, além dos geográficos e físicos, abriga povos que sobrevivem dos recursos naturais oferecidos pela biodiversidade da região: estima-se que mais de 370 comunidades indígenas e um total de 33 milhões de indivíduos vivam na floresta ou da floresta, números que mostram a importância da região.

Para o pró-reitor Horacio Schneider, a região, diversa e grandiosa, rica em fauna, flora e cultura, desafia as universidades que estão na Amazônia. Ele destacou o papel desempenhado pela UFPA na formação de recursos humanos. "Um dos desafios - e a Universidade tem cumprido bem o seu papel neste sentido - é a formação de recursos humanos, não apenas em quantidade, mas também em qualidade, por meio de desenvolvimento de políticas que valorizam e incentivam a produção e a preparação de profissionais. Isso é essencial para o desenvolvimento da região. Não tenho dúvidas de que o curso, ao longo desses dias, mostrará parte do nosso sonho e imaginação em relação ao desenvolvimento das Amazônia como um todo", destaca.

O ex-reitor Carlos Maneschy ressaltou o aumento do número e da qualidade dos programas de pós-graduação na UFPA e diz que é preciso transformar o conhecimento em beneficio.  "Essa diversidade de programas lança luzes aos problemas enfrentados pela região, para que se possa obter um desenvolvimento altivo e soberano e, assim, garantir a força da região. Que esse curso seja um protótipo de projetos mais ricos, profundos e amplos", pontua.

Para o coordenador do PPGD, Paulo Weyl, umas das principais preocupações no programa, além da interdisciplinaridade, é a pesquisa e a promoção de cidadania, especialmente no âmbito amazônico. "Nós não podemos pensar o conceito de cidadania e de direito numa compreensão abstrata. É preciso pensar o direito do homem que vive do meu lado, o direito dos ribeirinhos, dos índios, o direito das populações amazônicas. Precisamos pensar e traçar maior conhecimento sobre a nossa complexa realidade. Para nós, é de uma alegria muito grande esse projeto. O PPGD recebe como um presente, um tesouro", comenta.

trópico 1 373x212Curso – O I Curso Internacional, Interdisciplinar e Interinstitucional Mundos Amazônicos: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos é um Programa de Formação que amplia o conhecimento sobre a Amazônia. Ele é uma cooperação horizontal que ocorre dentro da UFPA, com realizadores distintos, como o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento. O curso pretende transmitir e discutir dados socioeconômicos, políticos, ambientais e culturais sobre as áreas amazônicas e tem por objetivo fomentar o interesse pela Pan-Amazônia, uma enorme região de mais de sete milhões de quilômetros quadrados e impulsionar novos processos de cooperação regional.

Mundos Amazônicos dá seguimento a um modelo de cooperação interuniversitária. Dele estão participando instituições da UFPA e de fora dela. Estudantes de pós-graduação terão direito aos créditos relativos à carga horária do evento, mesmo aqueles vinculados a Programas de outras universidades. Com caráter interdisciplinar, estudantes das mais variadas áreas de conhecimento foram escolhidos em processo seletivo: Engenharia, História, Direito, Arquitetura, Economia, Letras, Sociologia, Antropologia, Política, Serviço Social, Ecologia, Administração, Geografia, Pedagogia, Biologia e Física.

Segundo a coordenadora do curso, Nazaré Imbiriba, o curso não será absolutamente teórico, acadêmico. "Esse lugar será para conhecer. Nosso conhecimento sobre a Pan-Amazônia é pequeno, porque estamos falando de um mundo, por isso o título do curso. No mesmo lugar, você tem uma diversidade de espécies florestais distintas e outras diferenças, entre um local e outro, um Estado e outro, entre um país e outro e dentro do próprio país. A marca que nós vamos ver aqui é a da diversidade. Temos que sair desse curso pensando os problemas enfrentados por essa região, mas também pensando perspectivas de propostas", ressalta a professora.

Dinâmica das atividades - Dividido em cinco módulos, o curso tem 60 horas e abordará: Realidades Amazônicas - Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza; Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico e O Século XXI e as perspectivas amazônicas no contexto global e latino-americano. Os trabalhos finais dos alunos serão objeto de publicação digital

Texto e fotos: Divulgação / Trópico em Movimento

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