Página inicial > Ultimas Notícias > I Antropologia em Ação debate o tema “Povos Indígenas e Populações Tradicionais"

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 15h33

Antropologia em Ação 2017

Com o objetivo de discutir as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade, tendo como cenário político as ações afirmativas implementadas, os Grupos de pesquisa “Cidade, Aldeia e Patrimônio” e “Híndia” realizam, entre os dias 8 e 10 de novembro, o I Antropologia em Ação. Com o tema “Povos Indígenas e Populações Tradicionais em tempos contemporâneos”, o evento busca estabelecer diálogo entre intelectuais para que se estabeleçam acordos e alianças  entre as partes.

Além disso, o evento busca discutir questões éticas e morais que envolvem as relações dos povos indígenas e quilombolas presentes na UFPA. De acordo com antropólogos, as negociações de práticas de trabalho nas aldeias ou cidades geram conflitos indesejáveis para as relações interétnicas e intraétnicas, fato que vem crescendo, sobretudo nas duas últimas décadas.

De acordo com a coordenadora do Grupo “Cidade, Aldeia e Patrimônio”, professora Jane Beltrão, a proposta do evento de discutir Amazônias é fundamental, levando em conta as ameaças e adversidades do cotidiano. “No momento em que as associações indígenas e quilombolas ganham espaço na UFPA, discutir a contribuição dos estudantes etnicamente diferenciados é importante para todos que fazem o dia a dia da Instituição”, destaca a professora.

Inscrições - O evento é aberto ao público em geral. Discentes das diversas licenciaturas e professores da rede pública do Estado e dos municípios podem participar do minicurso, dos debates e das mesas-redondas da programação. Para participar do evento, os interessados podem realizar as inscrições por meio do preenchimento de um formulário, cuja solicitação deve ser feita para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições são gratuitas.

Convidados - Os principais convidados do evento são os estudantes indígenas e quilombolas da  UFPA. Além disso, a programação contará com alguns intelectuais indígenas, entre eles Adonias Guiomê Ioio, etnia Arukwayane/Palikur (PPGA/UFPA); Almir Vital da Silva, etnia Tembé; professor Almires Martins Machado, etnia Guarani/Terena (UFGD/MS); Eliene dos Santos Rodrigues, Putira Sacuena, etnia Baré (PPGA/UFPA); e a professora Rosani de Fatima Fernandes, etnia Kaingang (SEDUC/Marabá).

I Antropologia em Ação: “Povos Indígenas e Populações Tradicionais em tempos contemporâneos”
Data: 8 a 10 de novembro
Hora: 8h30 às 18h
Local: Auditório Arlindo Pinto/Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Confira a programação completa.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA