Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA apoia divulgação do livro “Jango e eu: memórias de um exílio sem volta” de João Vicente Goulart
Início do conteúdo da página

UFPA apoia divulgação do livro “Jango e eu: memórias de um exílio sem volta” de João Vicente Goulart

  • Publicado: Domingo, 29 de Outubro de 2017, 05h39

 746x423 26.10.2017 Lançamento do livro de João Vicente Goulart Foto Alexandre de Moraes site 4

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, no dia 26 de outubro, João Vicente Goulart, que veio divulgar seu livro Jango e eu: memórias de um exílio sem volta. O escritor foi recebido pelo reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, e pelo vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva. O livro traz um registro histórico sobre a vida do ex-presidente João Goulart, que ficou conhecido como Jango, e é contada pelos olhos do filho, o próprio João Vicente Goulart. Belém é a 14ª capital na qual o livro foi lançado .

Narrativa - O livro trata, em profundidade, da liberdade e da democracia. Jango e Eu- Memórias de Um Exílio sem Volta aborda os valores fundamentais do homem moderno.  Na década de 60, Jango era o presidente da República quando o poder foi tomado por um golpe militar e precisou se exilar levando a família. Passou primeiro por Porto Alegre, em seguida São Borja –onde nasceu-, e seguiu rumo ao Uruguai.

26.10.2017 Lançamento do livro de João Vicente Goulart Foto Alexandre de Moraes site 6O escritor segue a narrativa contando sobre os anos em que o ex-presidente João Goulart (Jango) ocupou todos os maiores cargos do País, pela via democrática, e foi derrubado por um golpe que impediu a realização de um novo país. “O governo Jango não tinha um programa de governo, tinha um programa de nação. O presidente Jango tinha como seus colaboradores pessoas como: Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Celso furtado, Evandro Lins e Silva e Hermes Lima. Homens jovens que queriam e sonhavam com um país diferente, mas que foram tratados como incapazes na era da ditadura. Após vinte anos de torturas e violações dos direitos humanos, esses homens conseguem reconquistar sua liberdade e caminhar em direção à democracia”, comenta o João Vicente Goulart.

O autor seguiu a divulgação afirmando que, neste momento, temos que conhecer o passado “em que as propostas ideológicas forçadas por um discurso fascista, homofóbico, colocaram em risco a estabilidade dos direitos humanos e dos direitos dos trabalhadores”.

26.10.2017 Lançamento do livro de João Vicente Goulart Foto Alexandre de Moraes site 7Integração - Segundo o reitor, Emmanuel Tourinho, o lançamento do livro no Pará é uma oportunidade valiosa, pois “estimula a nossa comunidade a revisitar essa parte da história do País, algo importante especialmente no momento que estamos vivendo - de tantos desafios para a democracia brasileira.”

João Vicente Goulart complementa que “é uma questão de olhar esse livro e ver quão difícil foi a luta pela democracia e pela liberdade”. O autor espera que, em todas as capitais que percorrer, o livro consiga  trazer a esta geração o valor da  importância da luta pela liberdade, pelas justiças sociais, pelos direitos humanos, pela igualdade de gênero, por um país mais justo, livre e soberano .

Autor:  Madylene Barata – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página