Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências Exatas e Naturais abre inscrições para turmas de Mestrado e Doutorado em Matemática

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 15h48

seleção mestrado17

O Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA está com inscrições abertas, até o dia 8 de dezembro, para a turma de 2018 do Programa de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA/UFAM (PDM UFPA/UFAM), conforme o edital.

Além da seleção para o PDM, o ICEN também irá selecionar a turma de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística, em nível de Mestrado, com inscrições abertas a partir do dia 13 de novembro.

O Programa de Doutorado em Matemática (PDM), único curso de Doutorado em Matemática na Região Norte, é uma associação entre a UFPA e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Tendo como Áreas de Concentração de pesquisa as áreas de Equações Diferenciais Parciais e de Geometria, o objetivo central do PDM é preparar recursos humanos com qualificação para a docência e para a pesquisa avançada em Matemática, dando-lhes condições para que possam desempenhar o exercício do magistério superior com maior eficiência e desenvolver com qualidade a pesquisa científica nos diversos ramos do conhecimento matemático.

O período de inscrições no Processo Seletivo do PDM, iniciado no dia 30 de outubro, continua aberto até o dia 8 de dezembro de 2017. Poderão se inscrever para o processo de seleção para o ano letivo de 2018 os portadores de título de Mestre, ou alunos em fase de conclusão de Mestrado, em Matemática ou áreas afins.

PPGME - Além da seleção para Doutorado em Matemática, o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) abre, a partir de 13 de novembro de 2017, a seleção para a turma de Mestrado de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME), que tem como Área de Concentração a Matemática Aplicada.

O PPGME surgiu como uma nova realidade de melhoria do ensino superior na região Norte, visando incentivar e disseminar o conhecimento científico, principalmente considerando as dificuldades de locomoção de alunos para outras regiões do país, e minimizar ainda a desigualdade regional científica.

O objetivo central do Programa é preparar recursos humanos com qualificação para a docência e para a pesquisa em Matemática e Estatística, dando-lhes condições para desempenhar o magistério superior com maior eficiência e desenvolver a pesquisa nos ramos do conhecimento matemático e estatístico.

O período de inscrições no processo seletivo iniciará no dia 13 de novembro, e será estendido até o dia 12 de dezembro de 2017. O Edital da Seleção do PPGME 2018 está disponível no Site do Programa: www.ppgme.propesp.ufpa.br

Inscrições - Neste ano, há uma novidade: as inscrições, de ambos os processos seletivos, serão realizadas exclusivamente via SIGAA. Após acessar o endereço eletrônico de Inscrições que consta em Edital, o candidato precisa somente localizar o Edital do Programa na lista de Processos Seletivos e acessar a área de inscrição para realizá-la.

É importante e recomendável a leitura cuidadosa do Edital, para que as inscrições sejam realizadas de forma satisfatória, além de neste documento constar todas as informações essenciais, de conhecimento do candidato.

Inscrições para o Programa de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA/UFAM (PDM)
Data: 30 de outubro a 8 de dezembro de 2017.
Inscrições para Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME).
Data: 13 de novembro a 12 de dezembro de 2017

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA