Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum das instituições de ensino e de pesquisa debate rumos da ciência, tecnologia e inovação
Início do conteúdo da página

Fórum das instituições de ensino e de pesquisa debate rumos da ciência, tecnologia e inovação

  • Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 15h48

13.11.2017 REUNIÃO FACULDADES Foto Alexandre de Moraes site 1

A terceira reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Melo, e constituiu uma oportunidade de conhecer os detalhes da política estadual de ciência e de tecnologia, bem como o início de um diálogo e de uma parceria com as instituições sobre as necessidades e a capacidade de produção de conhecimento que atendam às demandas da sociedade paraense.

Durante a reunião, realizada nesta segunda-feira, dia 13, no prédio da Reitoria da UFPA, em Belém, o titular da Sectet apresentou aos integrantes do fórum a minuta do Protocolo de Intenções que propõe parceria com as onze instituições de ensino e de pesquisa do Pará (UFPA, UFRA, IFPA, Cesupa, Unama, UEPA, Embrapa, MPEG, IEC, UFOPA e Unifesspa), para o desenvolvimento do Estado.

“Este protocolo visa, particularmente, à verticalização das cadeias produtivas e estratégicas que vão gerar emprego e renda, mas necessitam de uma base científico-tecnológica para sua consolidação. As instituições de ensino e de pesquisa vão ser essenciais neste trabalho, e cabe à Sectet a contrapartida de agregar todas elas com o espírito de colaboração”, afirmou o secretário Alex Fiúza de Melo.

13.11.2017 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA Foto Alexandre de Moraes site 2O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, considerou positiva a reunião, para aproximar as instituições do fórum e a Sectet, e criar uma agenda comum de trabalho, a qual favorecerá o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da sociedade paraense.

“Nós celebraremos um acordo de cooperação que reunirá, de um lado, as instituições, e de outro, o governo do Estado, por meio da Sectet. Isso facilitará a coordenação de nossas ações em favor do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado, e da transferência de conhecimento de ponta para diversos setores da sociedade”, afirmou o reitor.

Presidência do Fórum – Em virtude de uma intensa agenda de compromissos como presidente da Andifes e reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho está, temporariamente, licenciado da presidência do fórum, que passou a ser exercida pelo vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes. O novo presidente elencou algumas propostas, em andamento, como a criação de grupos de trabalho para uma agenda em comum, que discutirá as ações para a área da pós-graduação. Também foi sinalizado o compartilhamento de boas práticas nas áreas de ensino e de extensão entre as instituições integrantes do fórum, por meio da realização de seminários em 2018.

13.11.2017 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA Foto Alexandre de Moraes site 1Nesta terceira reunião do fórum, também participaram das discussões o reitor da UFRA, Marcel Botelho; o reitor da UEPA, Rubens Cardoso; o reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Simões; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e o secretário do fórum, Marcelo Galvão.

O próximo encontro está marcado para o dia 11 de dezembro, na UFPA, em Belém, a partir das 9h. A reunião será dividida em dois momentos. O primeiro será para receber o diretor presidente da Fapespa, a convite do fórum, e no segundo momento, haverá a  assinatura de um protocolo de intenções entre as instituições do fórum e a Sectet. 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página