Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa Geotur realiza programação especial bairro Campina
Início do conteúdo da página

Grupo de Pesquisa Geotur realiza programação especial bairro Campina

  • Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h06

Geotur Campina

O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GEOTUR), da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, em parceria com o Centro Cultural Sesc Boulevard, está promovendo uma programação especial do Projeto de Extensão “Roteiros Geo-Turísticos” durante o mês de novembro. As atividades incluem Roda de conversa, Performance e Roteiro Geo-Turístico seguindo o tema “Campina: Provocações para pensar o bairro e a cidade”.

Segundo o Grupo Geotur, o bairro Campina, com suas edificações, ruínas e espaços antigos e atuais, tem muito a nos dizer sobre a história de Belém e o processo de colonização, as formas de morar e viver da população, os circuitos artísticos, a política e o direito à cidade. O grupo pretende, com suas atividades, provocar os habitantes para um debate acerca da história do bairro, e pensar o presente e o futuro de Belém, através de rodas de conversa, roteiros a pé e performances no bairro da Campina. Toda a programação é gratuita.

Roteiro - O projeto de extensão “Roteiros Geo-Turísticos – Conhecendo o Centro Histórico de Belém", visa valorizar a memória sócio-espacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

Na programação em parceria com o Sesc será promovida, no dia 25 de novembro, sábado, uma edição especial Praças. Com saída do Centro Cultural Sesc Boulevard, às 9h. A visita seguirá pela Praça dos Estivadores, Largo das Mercês, Praça Barão do Guajará, Praça da República, Praça das Sereias, Praça Barão do Rio Branco, Praça da Trindade, entre outras.

As inscrições devem ser realizadas no link 

Performance - Tendo como indutor a memória do lugar e suas relações com o espaço urbano, também no dia 25 de novembro, a partir das 9h, a Cia. de Teatro Madalenas irá apresentar “Outras Memórias”. As performances fazem uso de ações físicas para recontar brevemente a história de dois locais significativos para a cidade de Belém: o Largo das Mercês e a loja Paris N'América. A apresentação acontecerá na loja Paris N'América, na rua João Alfredo, nº132.

Rodas de Conversa – Já na próxima segunda-feira, dia 27, às 19h, acontece a Roda de Conversa “Direito à cidade: Viver hoje a Campina”, com Helena Tourinho, Joana Lima, Lucas Nassar e Makiko Akao como participantes. Serão debatidos os desafios e potenciais da Campina e entorno, centro construído por margens, conflitos e desafios, com um rico patrimônio histórico e diversas iniciativas culturais independentes. Ambas as Rodas de Conversa serão sediadas no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Serviço:

Programação Sesc e Roteiro Geo-turístico
Data: 25 e 27 de novembro de 2017
Mais informações na Fanpage do projeto no Facebook

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página