Página inicial > Ultimas Notícias > Educação como Prática de Libertação é tema de debate em encerramento de curso na UFPA

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h01

mundos amazônicos

O Programa Trópico em Movimentoda, da Universidade Federal do Pará, , vinculado ao gabinete da Reitoria, em parceria com os Institutos de Ciências Jurídicas (PPGD) e de Educação Matemática e Científica (IEMCI), vai promover, nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, a mesa-redonda “Educação como Prática de Libertação”. A programação marca o final do Curso Internacional e Interdisciplinar “Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos”, coordenado pela professora doutora Nazaré Imbiriba.

O tema “Educação como Prática de Libertação”, a ser discutido na mesa-redonda, faz-se importante dada às dificuldades pelas quais a Educação e a Universidade Brasileira passam atualmente. Os palestrantes convidados serão o ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e o atual vice-reitor, Gilmar Pereira, profundos conhecedores da temática em debate. A mesa será realizada às 9 horas, no Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Palestrantes – O professor doutor Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA, no exercício da Reitoria, foi coordenador do Campus de Cametá da UFPA e secretário de Educação do mesmo Município, com enorme vivência em relação aos dilemas e aos desafios da educação no interior do Pará.

O professor doiutor Carlos Maneschy, reitor da UFPA no período de 2009 a 20015, tem desenvolvido uma profunda reflexão sobre a Educação Superior e Básica, apontando caminhos para uma prática em que a Educação contribua decisivamente para a dignidade humana e sua liberdade em ação.

Trópico em Movimento – O Trópico em Movimento é um programa da Universidade Federal do Pará, vinculado ao gabinete da Reitoria, que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido, no meio rural e no urbano, por meio da educação, com base em uma nova iniciativa interdisciplinar e interinstitucional, objetivando o incentivo e a viabilização das ações no campo do ensino, aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

O programa objetiva promover e fomentar a educação profissionalizante nos níveis Técnico, Tecnológico de Educação Inicial e Continuada e de Especialização, voltados para as realidades e as vocações socioeconômicas, culturais e ambientais locais; promover cursos de especialização em áreas estratégicas; promover a pesquisa e a extensão diretamente integradas ao ensino; promover a integração interinstitucional e interdisciplinar no âmbito da UFPA; prestar assistência técnica e promover a difusão tecnológica e estabelecer parcerias locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento do programa.

Mesa-Redonda “Educação Como Prática de Libertação”
Data: 1º de dezembro de 2017
Local: Auditório do IEMCI