Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha Servidor Solidário arrecada doações para o Movimento República de Emaús

• Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 18h28

PORTAL NATAL SOLIDARIO

Em clima de solidariedade despertado pelo período natalino, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), lança este mês a Campanha Servidor Solidário, que visa à arrecadação de doações para o Movimento República de Emaús, parceiro da UFPA desde a assinatura do Termo de Cooperação ocorrido em setembro deste ano.

Durante a campanha, serão aceitas doações de móveis, eletrodomésticos, equipamentos de informática, roupas, brinquedos, louças e papelão, todos em boas condições de uso. Objetos grandes serão coletados pelo Emaús mediante agendamento, por meio de formulário disponível no link. Já as doações de menor volume, deverão ser entregues à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), localizada no prédio da Reitoria, 1º andar, das 9 às 12h e das 13h às 16h. As doações serão recebidas de 1º a 18 de dezembro.

Natal do Servidor - Como ato de encerramento da campanha, será feita a entrega do material arrecadado à equipe de Emaús no evento “Natal do Servidor UFPA 2017”, que ocorrerá nas dependências do Campus Belém. Na oportunidade, os voluntários do Movimento farão uma sensibilização das suas pautas de lutas por meio da música e da dramatização. Os objetos que puderem ser doados também serão recebidos, nesta ocasião, pelo caminhão baú da entidade.

A coordenadora da campanha, Marília Silva, explica que a iniciativa é colaborar com o importante trabalho realizado pelo Movimento de Emaús. “No evento, em que a UFPA assinou o termo com o Emaús, foi possível conhecer o trabalho importantíssimo que eles desenvolvem em nossa sociedade, e esta campanha reafirma essa parceria e reconhecimento das ações desta entidade. Percebendo nosso servidor como um cidadão, a importância do Emaús, o papel social da Universidade e, ainda, imbuídos pelos espírito natalino, iniciamos essa campanha a fim de que, pela solidariedade individual, possamos nos colocar como uma instituição solidária”, afirma.

Movimento República de Emaús - O Movimento República de Emaús existe desde outubro de 1970 e possui como missão lutar pela defesa e pela garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social, e de exclusão social na região Amazônica. O firmamento da parceria da Universidade com o Movimento Emaús abre perspectivas para o cumprimento da função social da UFPA, em contribuir com a geração de oportunidades para a comunidade externa, especialmente em áreas periféricas.

“O período natalício é sempre um convite ao exercício da solidariedade. A Progep aproveita esses momentos para oportunizar ao servidor o fortalecimento desse desejo íntimo que anima a todos. Não se trata apenas do ato de doação material, mas sim um momento para os nossos servidores exercerem a cidadania social, aproveitando para celebrar o ano que se encerra, o ano vindouro, além de auxiliar no fortalecimento de uma instituição que a UFPA apoia, acredita e que tanto contribui para a melhoria da nossa sociedade. Nosso desejo é que todos possam participar ativamente, inclusive divulgando a amigos e familiares que a UFPA estará nessa campanha em favor do Emaús”, ressalta Karla Miranda, pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.

Texto e arte: Assessoria Progep