Página inicial > Ultimas Notícias > Revista de crítica em teatro comemora 3 anos com lançamento de edição impressa

Revista de crítica em teatro comemora 3 anos com lançamento de edição impressa

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h26

tribuna do cretino

O projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), do Instituto de ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), “Tribuna do Cretino: Produção textual crítica sobre espetáculos de teatro”, comemora três anos de atividades com o lançamento da quinta edição impressa do periódico dedicado exclusivamente a pensar o teatro produzido em Belém do Pará. A edição será lançada no dia 05 de dezembro, a partir das 20 horas, na Casa dos Palhaços.

Nesta nova edição, o leitor poderá conferir trinta e seis críticas que compartilham as descobertas e reconfigurações do modo de pensar e fazer crítica teatral apreendidos no minicurso de Crítica Teatral. A versão apresenta, ainda, as novas seções que organizarão as próximas revistas impressas, seções que também serão replicadas no endereço virtual do projeto.

Minicurso – Será possível perceber no periódico, o exercício de uma escrita crítica e criativa que estabelece diversos modos de debate com as vinte e uma obras artísticas que foram conferidas. A maior parte dos textos foi produzida no laboratório de criação desenvolvido no minicurso de Crítica Teatral, ministrado pelo professor Edson Fernando, que tinha como questão disparadora: "O que pode uma crítica teatral?".

O marco teórico do minicurso foi a obra "O crítico ignorante: uma negociação teórica meio complicada", de Daniela Avila Small. A leitura e análise atenciosa desta obra, na companhia dos nove concluintes do minicurso, proporcionaram referencial teórico consistente para testar os limites de uma escrita voltada ao diálogo com o fenômeno cênico, comentou Edson Fernando.

O lançamento da revista será realizado dentro da programação do III Seminário de Palhaços e I Encontro de Palhaças de Belém, uma ação do projeto de pesquisa “O Clown nosso de cada dia”, coordenado pelo professor da ETDUFPA, Marton Maués. A edição da revista foi realizada com recursos do V Prêmio PROEX de Arte e Cultura.

Lançamento da Edição Vol. 03 / Nº05 da Tribuna do Cretino: Revista de Crítica em Teatro

Dia: 05 de dezembro
A partir das 20 horas.
Local: Casa dos Palhaços (Travessa Piedade, 533, esquina com Tiradentes, no bairro do Reduto, em Belém)