Página inicial > Ultimas Notícias > Relação entre Filosofia e Literatura é tema do VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 14h47

LOGO ENPGF

Tendo como inspiração o texto "Poesia e Filosofia: Uma Transa", escrito pelo professor Benedito Nunes, o Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia (CAFIL/UFPA) vai promover, entre os dias 12 e 15 de dezembro, o VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (ENPGF) da UFPA. O VII ENPGF terá como tema norteador a relação entre Filosofia e Literatura, sistematizado como “Filosofia e Literatura: Uma Transa”.

Segundo o professor da Faculdade de Filosofia Ivan Risafi, membro da organização do evento, o encontro tem uma importância fundamental para a formação dos discentes, tanto como pesquisadores quanto como profissionais da área de educação. “Através do encontro, os alunos de Filosofia da UFPA têm a oportunidade, não apenas de expor o resultado de trabalhos de pesquisa realizados durante a graduação, mas também de entrar em contato com o resultado de pesquisa de seus colegas em âmbito nacional”, declara.

Ivan Risafi ressalta, ainda, que toda a organização foi realizada pelos próprios alunos, de maneira entusiástica. Desde a escolha do tema até a seleção de professores convidados, todos os procedimentos se deram de forma organizada e democrática. “O evento representa também uma oportunidade sem precedentes para que os discentes entrem em contato com a estrutura administrativa da Universidade, bem como com as dificuldades oriundas da organização de um evento deste porte, contribuindo, assim, para a formação dos dissidentes, tanto do bacharelado como da licenciatura”, completa o professor.

Neste ano, o evento contará com a participação de diversos professores, externos e internos à comunidade acadêmica da UFPA, que, no decorrer do Encontro, disponibilizarão os resultados de suas pesquisas por meio de conferências e minicursos. Além disso, terá a participação dos discentes de Filosofia, e de áreas afins, que apresentarão seus trabalhos desenvolvidos durante o curso.

Programação – No primeiro dia de evento, 12 de dezembro, serão realizadas a Mesa de abertura, pelo pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza, pelo diretor da Faculdade de Filosofia, Sérgio Nunes, pela coordenadora Geral do CAFIL, Gabriela Nascimento, e pela coordenadora Geral do VII ENPGF, Thainá Viana; e a Conferência “Filosofia e Literatura: Uma transa”, pelo professor mestre João Batista (UFPA).

No dia 13, acontece o Minicurso “Quando a Filosofia Inspira a Literatura”, pelo doutor Márcio Suzuki (USP); a Conferência “Filosofia e Literatura”, pelo professor mestre Édison Ferreira; e a Conferência “O Poder das Metáforas em Platão”, pela professora doutora Jovelina Ramos (UFPA).

Dia 14, será realizado o Minicurso “Quando a Filosofia Inspira a Literatura”, pelo professor doutor Márcio Suzuki (USP); o Minicurso “Descolonizando o Pensamento, Através da Experiência Estética”, por Imaculada Kangassu (UFOP); e a Conferência “Arte e filosofia: o pensamento poético em Martin Heidegger e Alberto Caeiro”, pelo professor doutor Antonio Máximo (UFPA).

O Encontro será encerrado no dia 15, com a Conferência “Benedito Nunes e Fernando Pessoa”, pelo professor doutor Silvio Holanda; a Conferência “Uma leitura poética-filosófica de Dom Quixote”, pelo professor doutor Paes Loureiro; o Minicurso “Descolonizando o Pensamento, Através da Experiência Estética”, por Imaculada Kangassu (UFOP); e a Conferência “A morte por beijo: filosofia e êxtase na Renascença”, pelo professor doutor Jonathan Molinari.

Inscrições – As inscrições para ouvinte estão abertas até o dia 10 de dezembro e devem ser realizadas por meio do formulário online.

VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA

Data: 12 e 15 de dezembro de 2017