Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-Reitoria de Planejamento realiza VI Encontro Anual do Relatório de Gestão da UFPA

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 17h21

RELATÓRIO DE GSTÃO FOTO ALEXANDRE DE MORAES

Dirigentes das unidades administrativas, acadêmicas e regionais, os coordenadores das CPGAs e os responsáveis pela consolidação dos Relatórios Anuais de Atividades da Universidade Federal do Pará participaram, nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, do VI Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA, realizado no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege), no prédio da Reitoria. O evento tem por objetivo preparar as unidades para a elaboração e consolidação dos relatórios de atividades, bem como apresentar os principais indicadores de avanços na gestão, com base nos dados enviados à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/UFPA).

O Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA é organizado pela Diretoria de Informações Institucional da Proplan. Segundo a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges, é fundamental a participação de todos os gestores das unidades nesse encontro, pois é um momento de discutir, propor e tirar dúvidas quanto à elaboração do Relatório Anual da UFPA. “A Proplan coordena esse processo de construção, porém precisa de informações das unidades, que são obtidas por meio dos relatórios de atividades que vão compor os nossos documentos, como o Relatório Anual de Gestão, o Anuário Estatístico e o UFPA em Números”.

RELATÓRIO DE GSTÃO 3 FOTO ALEXANDRE DE MORAESIndicadores de crescimento – Durante a programação, houve a apresentação dos principais indicadores de crescimento institucional, referente ao período de 2012 a 2016. Entre os avanços, Raquel Borges destacou a elevação do conceito da Capes nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFPA e o aumento na oferta de vagas na Instituição. “Nós passamos da média de cursos que tinham conceito 3 para 4, com uma tendência para alcançarmos o conceito 5, já que houve a abertura de muitos cursos de doutorado. Com isso, o índice geral de cursos apresenta uma melhora para a Instituição”, enfatizou.

Os participantes receberam orientações para a elaboração do Relatório Anual de Atividades 2017 e dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), os quais devem estar alinhados aos objetivos estratégicos do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Também houve orientação quanto à utilização do Sistema de Registros de Atividades Anuais (SisRAA) como ferramenta de monitoramento dos PDUs, bem como a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Proplan e do processo de Avaliação Institucional no contexto do novo PDI. As palestras foram apresentadas pelas equipes das Diretorias de Informações, Avaliação e Planejamento e a nova Diretoria da PROPLAN, de Gestão Estratégica.

Prazos – As unidades da UFPA têm até o dia 19 de janeiro de 2018 para encaminhar à Proplan os relatórios das atividades, referentes ao ano de 2017. Já o Relatório Anual de Gestão da UFPA, que é peça-chave da prestação de contas da Instituição, será apresentado em reunião do Conselho de Administração da Universidade (Consad), previsto para ocorrer em fevereiro de 2018. Após a apreciação e aprovação do Conselho, o documento deverá ser encaminhado até o dia 31 de março para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes