Página inicial > Ultimas Notícias > Câmara Municipal de Bragança realiza sessão especial em comemoração aos 60 anos da UFPA e aos 30 anos do Campus de Bragança

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 18h18

camara bragança1

A Câmara Municipal de Bragança reuniu-se na manhã de hoje, em sessão especial, para homenagear os 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e os 30 anos do Campus de Bragança. A cerimônica comemorativa foi proposta pelo vereador Elder Silva, que também é servidor da UFPA. A sessão contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, além de diversos docentes, discentes, técnicos e convidados.

Ao abrir a sessão, o vereador Elder Silva destacou o importante papel institucional da UFPA e do Campus de Bragança. Em seguida, o Prof. Dário Benedito Rodrigues, da Faculdade de História, fez uma apresentação contando parte da memória da instituição, da interiorização da universidade e da constituição do Campus de Bragança, destacando os agentes responsáveis por essa iniciativa e homenageando diversas personalidades que fizeram parte da UFPA Bragança em seus 30 anos.

Já o professor Horacio Schneider, pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer) e docente do Campus de Bragança, citou a importância da trajetória da unidade no desenvolvimento de tantas ações importantes que fizeram a diferença na região, em pesquisa e na formação de professores, destacando a memória do campus desde 1987, quando foi instalado na gestão do reitor Seixas Lourenço. Também estavam presentes a professora Rosa Helena Oliveira, ex-coordenadora do Campus de Bragança; professora Iracilda Sampaio, diretora de Pós-Graduação da UFPA; e dirigentes de diversas faculdades.

camara bragançaReconhecimento - Para o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, é importante falar sobre a valorização do conhecimento nos tempos atuais, o papel transformador do ensino superior na sociedade e a perspectiva promissora da Educação, olhando para o conhecimento como fator de mudança social. O Reitor entregou uma placa de honra ao mérito aos filhos do ex-prefeito João Mota, João Nazareno e Paulo Jorge da Mota, em virtude do trabalho de incentivo para a interiorização que levou à instalação do campus na cidade.

Interiorização - Coordenador do Campus de Bragança, o professor Sebastião Rodrigues  fez um discurso emocionado, abordando a sua trajetória e a de tantos estudantes do interior, em busca de qualidade de vida, com base na educação. Ele aproveitou, ainda, para falar sobre momentos históricos do campus em 30 anos de atividades na região.

Na mesma direção, representando os alunos da UFPA, a discente do curso de História, Luana Caroline Gomes, destacou a responsabilidade dos alunos no zelo pelo ensino superior e pela qualidade das ações acadêmicas na UFPA em Bragança. Para completar, os discentes Paulo Nilber Ribeiro, Julianna Vieira e Árila Costa apresentaram aos presentes uma maquete réplica do Campus de Bragança demonstrando o crescimento da unidade nessas três décadas e fruto de um trabalho acadêmico de extensão.

Exposição – Durante o dia, ficou disponível no hall do prédio da Câmara a exposição “UFPA em Bragança 30 anos: Histórias e Memórias, com fotos, notícias e fontes da história institucional”. O trabalho foi uma apresentação dos discentes formandos do Curso de História.

Texto e Fotos: Campus Bragança