Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA participam do Festival Osga 2017

Alunos da UFPA participam do Festival Osga 2017

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 18h01

Osga

Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão concorrendo ao 14º Festival Osga de Vídeos Universitários da Unama. O tema deste ano é “Admiráveis Telas". Todos os vídeos selecionados serão exibidos do dia 12 ao dia 15 de dezembro, no Cine Olympia, a partir das 18h30, com entrada franca. A premiação, que será realizada no próximo dia 16, revelará os talentos vencedores deste ano.

O Osga, como é conhecido o festival, foi criado em 2005, pelo professor Ricardo Harada, com o objetivo de incentivar a produção audiovisual entre os universitários do Estado e contemplar os vencedores com prêmios em dinheiro, troféus e certificados. Desde então, o evento tem revelado vários talentos e grandes produções na área do audiovisual.

Hojo Rodrigues aluno de Jornalismo da UFPA na inscrição no festivalProduções - Alguns alunos de Comunicação Social da UFPA, envolvidos com a produção de audiovisuais, não perderam a oportunidade de inscrever as suas produções. Hojo Rodrigues, discente de Jornalismo, participa pela primeira vez do Festival, com a produção "Tricotilomotor", que compete na categoria de vídeo arte. O futuro jornalista está ansioso pela exibição da sua produção e espera que o curta faça com que haja uma reflexão sobre o tema escolhido.

“Queríamos fazer um produto que tivesse relevância social e uma temática regional. Então, decidimos fazer sobre mulheres escalpeladas. O escalpelamento acontece com muita frequência na nossa região e a mídia não dá tanta visibilidade“, relata o estudante.

Já Edielson Shinohara, participante do coletivo CYN Produções, que é formado por alunos da UFPA, está concorrendo pela segunda vez no festival. A primeira participação foi em 2016, durante a qual o coletivo recebeu os prêmios de melhor minidocumentário, com o filme “Viva o Auto”, e melhor fotografia, com o curta “Eu Tô Bem”. Este ano, concorre a duas categorias, com as produções intituladas “Manas Kill” e “À Luz do Dia”, ambas trazem a temática LBGT, com o objetivo de reverberar vozes de travestis e transexuais que sofrem com o preconceito e a transfobia (leia mais aqui).

CYN Produções na inscrição do festivalEdição 2017 - Estudantes do ensino superior de todo o Brasil puderam se inscrever na edição deste ano do festival, que, antes, era restrito somente para graduandos de faculdades localizadas no Pará, agora, possui o intuito de alcançar o público nacional. Os vídeos inscritos no evento competem em cinco categorias do concurso: curta de ficção, minidocumentário, vídeo arte, vídeo minuto e vídeo publicitário.

No sábado (16), o Osga premiará os grandes vencedores escolhidos pelo júri técnico. As produções de ficção também concorrem a troféus em 11 categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor produção,  entre outros.

Vale relembrar que os vídeos aprovados serão exibidos no Cine Olympia, localizado na avenida Presidente Vargas, do dia 12 ao dia 15 de dezembro, a partir das 18h30.

14º Festival Osga de Vídeos Universitários

Data: 12 a 15 de dezembro de 2017.
Local: Cinema Olympia, Av. Pres. Vargas, 918 - Campina, Belém - PA.
Hora: Inicio às 18h30.
Mais informações no site do evento ou na página do facebook.
Programação completa aqui.

Texto: Vagner Mendes – Assessoria de Comunicação da UFPA