Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA faz entrega de doações recebidas da comunidade acadêmica ao Movimento de Emaús

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h57

19.12.2017 Arrecadação do Emaús Foto Alexandre de Moraes 8

A Campanha “Servidor Solidário” da Universidade Federal do Pará encerrou-se nesta terça-feira, dia 19, com a entrega das doações ao Movimento República de Emaús. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), que mobilizou a comunidade acadêmica durante o mês de dezembro para participar com a doação de móveis, eletrodomésticos, roupas, equipamentos de informática, brinquedos, entre outros objetos que ajudam a angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais da entidade.

19.12.2017 Arrecadação do Emaús Foto Alexandre de Moraes 5A entrega das doações fez parte da programação do evento “Natal dos Servidores da UFPA”, que ocorre nesta terça (19) e na quarta (20), no hall da Reitoria. Em um grande cortejo pelo campus, com saída do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), crianças e adolescentes atendidas pelos projetos de Emaús animaram a comunidade acadêmica com música, teatro e dança. As apresentações iniciaram com o grupo de violino, formado por doze crianças. Na sequência, o grupo de percussão caminhou até o prédio da Reitoria, no qual foram realizadas as performances teatrais.

A programação contou com a presença do reitor, Emmanuel Tourinho; dos pró-reitores de Administração (Proad), João Cauby Junior, e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), Karla Mirada; da coordenadora Geral do Movimento Emaús, Georgina Kalife; do padre Bruno Sechi, fundador do Movimento; bem como da comunidade acadêmica da UFPA e de familiares das crianças e adolescentes dos projetos sociais do Emaús.

EDITADO Emaus UFPA 01 373x212Durante seu pronunciamento, a pró-reitora Karla Miranda ressaltou o verdadeiro sentido da campanha, a que não se limita a doação de material. O objetivo é engajar a comunidade acadêmica a uma causa maior, que é contribuir para um futuro melhor de crianças e adolescentes. “Não se trata apenas do ato de doação de material, mas sim um momento para os nossos servidores exercerem a cidadania social, aproveitando para celebrar o ano que se encerra, o ano vindouro, além de auxiliar no fortalecimento de uma instituição que a UFPA apoia, acredita e com a qual tanto contribui para a melhoria da nossa sociedade”.

A coordenadora geral do Emaús, Georgina Kalife, reforçou a importância de ter a Universidade como parceira nas ações promovidas pela entidade. “Esta é uma oportunidade ímpar que nós temos, a partir de um termo de cooperação assinado com a UFPA e foi resultante de uma provocação do reitor Emmanuel Tourinho, de levar a Universidade para a periferia e trazer também toda a potencialidade que esses grupos de jovens têm, sensibilizando a comunidade acadêmica para os projetos sociais do Movimento”.

Encerramento da Programação Natalina – A programação de Natal dos Servidores da UFPA 2017 continua nesta quarta-feira, dia 20, das 10h às 13h, no hall da Reitoria. Haverá apresentações especiais de vários grupos da Universidade, como o Coral Universitário Coruni, Coral Flor de Lótus, Escola de Música da UFPA, Grupo de Dança é Vida e Saúde, desfile da Feira de Talentos e sorteio de brindes.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos:  Alexandre de Moraes e Hugo Friaes.