Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa promove seminário sobre cooperação entre Brasil e Portugal

Grupo de Pesquisa promove seminário sobre cooperação entre Brasil e Portugal

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 16h06

brasilportugal

Com o objetivo de apresentar os resultados parciais da pesquisa internacional que vem sendo desenvolvida pelo projeto, o Grupo de Pesquisa Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS), em conjunto com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Política Social e Formação Profissional (GEPSS), promove, nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, o I Seminário “Projeto de Cooperação Brasil e Portugal”.

Programação - A primeira mesa-redonda, com início às 9h30, “Projeto de Cooperação Internacional Brasil e Europa”, terá como um dos temas o Resultado do Estágio Pós-Doutorado: “Representações midiáticas da infância e as transformações dos laços familiares na França”. O palestrante será  o piscólogo Alexandre Mauricio Fonseca de Azevedo, doutor em Antropologia pela UFPA e pós-doutor pelo Instituto Nacional Superior de Formação e Pesquisa para Educação de Jovens Deficientes e Educação Inclusiva INS - HEA- França.

Outro tema proferido na Mesa será Políticas familiares de conciliação entre trabalho profissional e trabalho familiar da mulher chefe de família no Brasil, Portugal e Angola, pela professora  Adriana Azevedo Mathis, assistente social e doutora em Serviço Social - UFRJ e pós-doutora pela Freie Universitat de Berlin/Alemanha.

A terceira temática da mesa-redonda coordenada por Carla Sales, doutoranda do PPGSS – UFPA, será Política Social e Famílias: as diferentes concepções de Políticas Sociais voltadas para as famílias no conjunto de ações da Assistência Social/Segurança Social no Brasil e Portugal, proferida pela professora Cilene Braga, assistente Social e doutora em Política Social-UnB.

No período da tarde, a partir das 14h, ocorre a segunda mesa-redonda: “O Trabalho do Assistente Social com Famílias”, em que o tema Família e Violação de Direitos Sociais no Sudeste do Pará - Resultado de Pesquisa será discutido por Mayra Ferreira Soares, assistente social e mestranda do PPGSS - UFPA.

A segunda mesa, coordenada por Cilene Braga, também vai abordar como tema O Trabalho realizado com Famílias no CRAS do Município de Castanhal – relato de experiência, pela assistente social Ediane Moura Jorge, do CRAS / Castanhal.

Os participantes serão certificados com carga horária de 8 horas.

Seminário “Projeto de Cooperação Brasil e Portugal”
Data: 21 de dezembro de 2017
Local: Sala KP12 - Campus Profissional da UFPA