Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Segurança do Paciente promove ação educativa sobre Segurança Medicamentosa
Início do conteúdo da página

Núcleo de Segurança do Paciente promove ação educativa sobre Segurança Medicamentosa

  • Publicado: Sábado, 06 de Janeiro de 2018, 15h07
  • Acessos: 1361

Segurança medicamenstosa

Em conjunto com o Projeto de Extensão “Segurança do Paciente Portador de Doenças Transmissíveis: uma assistência de enfermagem de qualidade”, da UFPA, o Núcleo de Segurança do Paciente (UHJBB/UFPA) ira promover, nesta terça-feira, 9 de janeiro, uma ação educativa sobre segurança medicamentosa, com a apresentação de boas práticas com enfoque na administração de medicamentos pela Enfermagem.

Uma equipe de enfermagem deve seguir os “nove certos” para administração de medicamentos: paciente, medicamento, via, hora, dose, registro, ação, forma e resposta certas. Os nove certos não garantem que os erros de administração não ocorrerão, mas segui-los pode prevenir significativa parte desses eventos, melhorando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente durante o processo de administração de medicamentos.

Em 2017 o projeto Segurança do Paciente Portador de Doenças Transmissíveis se propôs a promover educação em saúde na busca de uma assistência de enfermagem segura, segundo o indicador de qualidade Administração Segura de Medicamento. Esse indicador consiste no monitoramento da ocorrência de erros na atividade de administração de medicamentos para atendimento ao paciente, por meio da avaliação dos registros de enfermagem na prescrição médica.

Espera-se com os resultados deste projeto e ação educativa a adoção de praticas preventivas, a realização de notificações de eventos adversos, bem como a elaboração de protocolos pela equipe de enfermagem.

Projeto - O Projeto de extensão da UFPA, “Segurança do Paciente Portador de Doenças Transmissíveis: uma assistência de enfermagem de qualidade”, sob a coordenação da professora Danielle Saraiva Tuma dos Reis, teve sua primeira versão em 2016 desenvolvendo o indicador de qualidade Prevenção de úlcera por Pressão na clínica de Doenças Infecciosas Parasitárias (DIP) do Hospital Barros Barreto.

Foi possível articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, por meio do processo educativo baseado nas metodologias ativas com a capacitação da equipe de enfermagem bem como do paciente, como participante ativo do seu processo de cuidar.

Essa participação da comunidade acadêmica (servidores e discentes) e não acadêmica (paciente) permitiu um ganho na produção e sistematização do conhecimento, com o desenvolvimento inovador pela equipe técnica de um Quadro de Avaliação de Risco que serviu como parâmetro para a equipe de saúde do grau de complexidade e de risco para desenvolver UPP dos pacientes internados.

Serviço:
Ação Segurança Medicamentosa 
Data: 9 de janeiro de 2018
Local: Hospital Universitário Barros Barreto
Hora: 9h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução /  Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página