Página inicial > Ultimas Notícias > Café Philo debate as diversas teorias feministas

Café Philo debate as diversas teorias feministas

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 14h57

Café Philo 1 Feminismos

Esse mês, no dia 28, às 17 h, o Café Philo discutirá questões em torno das diversas teorias feministas. O evento, realizado no Espaço Anima (Av. Rômulo Maiorana, 1532, apt. 1602), contará com a presença da professora Iracy Vaz, docente da Escola de Aplicação da UFPA, doutoranda em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra-Portugal e pesquisadora das interfaces entre Artes, feminismos, gênero e sexualidade. Nesta edição, serão abordados temas em torno da diferença sexual, suas hierarquias, opressões e violências. Para isso, a professora fará um panorama dos diversos feminismos. O encontro é aberto ao público e oferece emissão de certificado.

Feminismos - Segundo a professora palestrante, o evento explorará o tema a partir da construção e desconstrução do conceito de feminismo e suas várias vertentes: “A primeira diz respeito ao meu intuito de desconstruir a ideia do Feminismo como um movimento social e epistemológico homogêneo e monolítico. Se as mulheres reais são diversas, ressalto, de diferentes contextos culturais, diferentes classes, religiões, raças, sexualidades, logo as agendas de reivindicações, construções conceituais e lugares de fala serão heterogêneos”. A segunda parte será voltada para a explicação de alguns dos feminismos, com a construção de um panorama com as principais discussões feministas dos últimos séculos. “Desse modo, irei abordar conceitos e debates dos diversos feminismos, como por exemplo, os Feminismos negros, Feminismos Pós-coloniais, Feminismos Decoloniais, Feminismos islâmicos e Feminismos da dissidência sexual”, conta a professora.

Importância - Voltado principalmente para alunos da Universidade, o evento visa debater os tipos de feminismos e os motivos da necessidade desse movimento: “Vivemos em um país em que a desigualdade entre os gêneros e os índices de violência contra a mulher são alarmantes”, aponta a professora Iracy. Desse modo, o evento terá função de contextualizar os quadros de violência contra as mulheres, com o apoio de estudos feministas, discussões de gênero e sexualidade.

Além de conversas sobre o movimento feminista no geral, é importante destacar as diferenças e motivações de cada forma de luta feminista: “Uma mulher negra está mais suscetível a sofrer violências do que uma mulher branca, pois além da violência de gênero, essa mulher também pode sofrer violência de cunho racial e as duas violências podem acontecer de modo entrecruzado. Observamos isso nos altos índices de feminicídio contra mulheres negras, e como esses números apenas tem crescido entre as mulheres de cor e diminuído entre as mulheres brancas. Do mesmo modo, uma mulher transexual pode sofrer uma dupla violência, pela via da misoginia e da transfobia, como consta nos altos índices de violência contra esse grupo”, ressalta a pesquisadora.

Por isso, de acordo com a palestrante, ações como o Café Philo Feminismos são necessárias, uma vez que “estamos diante de um cruel quadro de inúmeras violências contra as mulheres e precisamos revertê-lo urgentemente. Nesse sentido os Feminismos são fortes aliados epistemológicos e políticos para a mudança desse desigual contexto”.

Expectativas - A magnitude desse debate para a sociedade aumenta as expectativas da professora, já que “é imensamente gratificante discutir um tema dessa importância e relevância”. Ela também anseia pelo diálogo com os participantes: “Creio que essa conversa será bem fecunda e enriquecedora para todas e todos. Acredito sempre que esses eventos nos garantem um espaço de construção coletiva de conhecimento, por meio do compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, aprendemos e ensinamos de um modo bastante horizontal, sem hierarquias, pois todos nós em ação colaborativa temos muito a ensinar e a aprender”, destaca.

Café Philo Feminismo

Data: 28/01/2018

Local: Espaço Anima - Av. Rômulo Maiorana, 1532, apt. 1602

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA.