Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da ETDUFPA montam espetáculo que retrata as raízes dos municípios de Belém, Curuçá e Bragança

• Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 15h40

becubra1

BeCuBra: Ver e Sentir é o  nome do espetáculo montado por alunos do Curso de Licenciatura em Dança, da Escola de Teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).  A peça será apresentada no período de 07 a 09 de fevereiro, no horário de 19h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). A coordenação é da professora Luiza Monteiro e Souza. O espetáculo é resultado da Prática de Montagem dos discentes do oitavo semestre do Curso em parceria com os alunos do projeto Aluno Bailarino Cidadão, da Companhia Moderno de Dança.

BeCuBra: Ver e Sentir retrata as raízes dos municípios de Belém (Be), Curuçá (Cu) e Bragança (Bra), que envoltos por suas relações com a água, atuam de maneira singular na origem cultural paraense. Banhados pela chuva, tais municípios revelam-nos seus aspectos culturais e arquitetônicos. A força da marujada bragantina e o círio de Nazaré desaguam na grande festa curuçaense: o carnaval dos pretinhos do mangue. Seja um toró, garoa ou chuva passageira, o banho d'agua que recai sobre essas cidades aproxima suas diferenças na constituição de um grande berço da diversidade, o Estado do Pará, composto por lugares encharcados de história e cultura, como o secular ver-o-peso de Belém, as praias de Bragança e os mangues de Curuçá.

Um dos grandes destaques deste trabalho caracteriza-se pelas etapas do processo de criação, o qual, cumprindo com as premissas de formação do futuro licenciado em Dança da UFPA,  vem se desenvolvendo, desde outubro de 2017, oportunizando aos futuros docentes a concepção e direção de um processo coletivo, em parceria com o elenco dos bailarinos do Projeto Aluno Bailarino Cidadão, que no ano de 2018 completa 12 anos de existência.  O espetáculo também recebeu o apoio do Espaço Companhia Moderno de Dança.

Apresentação do espetáculo BeCuBra: Ver e Sentir
Data: de 07 a 09 de fevereiro de 2018
Hora: 19h30
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 54, esquina com a D. Romualdo de Seixas, Umarizal, Belém
Ingressos promocionais ao preço de R$ 10,00 (dez reais), com meia entrada para estudantes.
Mais informações pelo fone  98338.1117 (Professora Luiza Monteiro).

Texto e foto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA