Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Sebrae promovem capacitação voltada ao empreendedorismo e inovação

UFPA e Sebrae promovem capacitação voltada ao empreendedorismo e inovação

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 14h09

educação empreendedora camtuc

A Universidade Federal do Pará, em parceria com o Sebrae, promove, a partir desta terça-feira, 06, até quinta-feira, 8 de fevereiro, o programa de capacitação “Empreendedorismo e inovação”, em Tucuruí. A ação é a primeira iniciativa do convênio entre a UFPA e o Sebrae, e tem como objetivo levar atitudes inovadoras e empreendedoras à Universidade, devido à urgência e demanda da região. As atividades ocorrerão no Parque Tecnológico de Tucuruí (Tecnolago), no Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e no Campus Universitário de Tucuruí (CamTuc).

Além da capacitação, está previsto também para o dia 26 de fevereiro a realização da palestra “Empreendedorismo em dois tempos”, ministrada pelo gerente do Sebrae na região, Marcelo Araújo. Esta irá ocorrer na Recepção dos Calouros 2018, no Campus Universitário em Tucuruí, a fim de apresentar tais conceitos aos alunos ingressantes.

A representante da Coordenadoria do Tecnolago, Ailana Guta, ressalta que é importante a celegração de convênicos iguais a este da UFPA com o Sebrae, e manter parcerias com instituições que possuem experiência em diversas áreas.

As disciplinas que já integram o currículo dos cursos participantes serão adaptadas à nova metodologia e deverão ser ofertadas no segundo semestre de 2018, enquanto “Empreendedorismo e inovação” será ofertada como disciplina optativa. A iniciativa espera que os docentes do CamTuc e NDAE, a partir do momento de capacitação, possam atuar juntos aos estudantes, incentivando neles as características do perfil empreendedor e os tornem mais atuantes na sociedade.

Importância da ação - Ailana Guta ressalta, também, a importância dos cursos de capacitação voltados ao empreendedorismo, pois contribuem para a quebra de paradigmas e para a disseminação da cultura empreendedora. “É possível produzir, no interior do Estado, efeitos colaborativos para que a região torne-se competitiva e tenha condições de aumentar a produção de bens, serviços e gerar empregos”, afirma.

O incentivo aos estudantes da região também é fundamental. Para a coordenadora, esses alunos terão a oportunidade de conhecer a cultura empreendedora e poderão aliar teoria à prática por meio da realização de experimentações. “Incentivá-los a prospectar novas ideias de negócios, patentes, marcas, direitos autorais, e, ainda, adentrarem em ambientes empreendedores como a empresa júnior e a incubadora de empresas”, são exemplos citados pela representante.

Ailana acrescenta, também, que ações futuras estão sendo estudadas, como um outro momento de capacitação no segundo semestre, além do desenvolvimento de projetos na área de empreendedorismo.

Capacitação “Empreendedorismo e inovação”
Data: 6 e 8 de fevereiro de 2018
Local: Parque Tecnológico de Tucuruí (Tecnolago) e Campus Universitário de Tucuruí (CamTuc)

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA